Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 827

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 10:10

Presidência

Trabalho e dignidade são desejos de Deus Sentido à existência humana!

Você comerá do fruto do seu trabalho, será feliz, e tudo irá bem com você (Sl 128.2).

A Páscoa é a festa mais importante no calendário da Igreja, por isso ela nos carrega e nos conduz p elo mês de maio afora. Este ano, os quatro domingos de maio são liturgicamente chamados domingos da Páscoa ou domingos após a Páscoa. O fato que Cristo vive (Lc 24.5b) renova a nossa esperança e nos dá novo ânimo para enfrentar o que vem pela frente. Queremos caminhar por este mês testemunhando o amor de Deus e colocando sinais concretos deste amor por onde passamos.

Maio também é um mês repleto de datas importantes: o Dia do Trabalho ou, como propôs Paulo Freire, o Dia das Pessoas Trabalhadoras (1º), o Dia Nacional da Diaconia (5), o Dia das Mães (12), o Dia da Assinatura da Lei Áurea, que, no papel, abolia a escravidão no Brasil (13), o Dia da Fundação da Casa Matriz de Diaconisas (17), entre outras. Temos muito para lembrar, pensar e mesmo comemorar.

Embora estejamos na época da Páscoa, nem tudo é doce, nem tudo é chocolate, nem tudo é ressurreição. Ainda há muitos sinais de sofrimento e morte, por isso as atividades na vida da Comunidade seguem o seu rumo: Cultos, Estudos Bíblicos, Grupos, Visitação, Diaconia, Missão. O trabalho nas Comunidades, em grande medida, voluntário, precisa continuar. A IECLB é uma Igreja que conta muito com o trabalho voluntário das pessoas.

No entanto, apenas de voluntariado não é possível sobreviver. Precisamos de trabalho que gere a renda para manutenção, nossa e de nossas famílias. Quando há trabalho e emprego, há renda, a economia se movimenta e mais trabalho e empregos surgem. Hoje, há mais de 13 milhões de pessoas desempregados no país (IBGE, março/18), sem contar outras dezenas de milhões que sobrevivem em subempregos. Falta de trabalho e desemprego são preocupações constantes.

As pessoas, sendo criadas à imagem e semelhança de Deus (cfe. Gn 1.27), têm dignidade intrínseca. Isto significa que elas são dignas simplesmente porque existem, mas o trabalho, a profissão e o emprego ajudam a dar sentido à existência humana. O trabalho dignifica, por isso a maioria das pessoas almeja comer do fruto do próprio trabalho. A falta de trabalho e o desemprego, portanto, não são apenas ruins para a economia, mas também para a autoestima das pessoas.

Rogamos a Deus que oriente pessoas, grupos, instituições e governos a trabalhar intensamente para que haja trabalho digno para todas as pessoas. Assim, elas podem viver as suas vidas com a dignidade com a qual foram criadas por Deus.

P. Dr. Mauro Souza | Pastor 2º Vice-Presidente da IECLB e Assessor para Missão Global e Ecumenismo 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br