Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 832

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 21:47

Presidência

Mediante a fé, por meio de Jesus na cruz, somos pessoas salvas pela graça de Deus

A Reforma Protestante aconteceu na Idade Média. Liderada por Martim Lutero, foi conduzida por muitas pessoas, leigas e ordenadas, mas é dirigida por Deus, a partir da sua Igreja, que deseja estar a serviço da vida.

O objetivo da Reforma foi restaurar a salvação pela graça de Deus, por meio de Jesus Cristo, mediante a fé. A Reforma trouxe de volta o conforto do Evangelho de Cristo aos corações atribulados, uma vez que a Escritura Sagrada havia sido obscurecida por tradições, superstições e falsos ensinamentos.

A Reforma chamou atenção para o Deus gracioso e misericordioso e o sacrifício de Jesus Cristo como resgate completo do ser humano. A Reforma destacou a necessidade da fé somente em Jesus Cristo para a salvação.

Em um período de todo tipo de incertezas, trevas, idolatria, autofl agelo, sacrifícios e promessa de salvação por meio do pagamento de indulgências, a Reforma Protestante colocou luz sobre a verdade: somos pessoas salvas pela graça de Deus, por meio de Jesus Cristo na cruz, mediante a fé.

Por tudo isso, os pilares da Reforma Protestante são:

- Somente a Escritura: a Escritura revela a verdade da salvação por meio de Jesus Cristo.

- Somente a Graça de Deus: o ser humano está alienado de Deus desde a queda. Não pode salvar a si mesmo. Em seu grande amor e misericórdia, Deus tomou a iniciativa de salvá-lo. Deus veio e vem continuamente ao encontro do perdido e anuncia a sua Nova Aliança.

- Somente Jesus Cristo: o ser humano está sujeito ao pecado. Jesus Cristo, por causa do sacrifício feito na cruz, é o único que pode salvar.

- Somente a fé: Deus vem para salvar. Ele é misericordioso e dá a sua vida na cruz. O Espírito Santo ilumina o coração e capacita a crer e responder pela fé.

Festejamos a Reforma em um espírito de humildade e gratidão a Deus. A sua Palavra continua clara pela pregação e pelo ensino: Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14.6).

O seu convite de vida e salvação é irrecusável: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente (Jo 11.25-26).

31 de outubro de 2019:
502 anos da Reforma Protestante!

P. Odair Braun | Pastor 1o Vice-Presidente da IECLB e Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br