Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 837

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 09:22

Presidência

É tempo de confiar e invocar o nome do Senhor!

O Salmista ensina: Uns confiam em carros de guerra e outros em seus cavalos; nós, porém, invocaremos o nome do Senhor (Sl 20.7). Este ensinamento se encontra em meio a uma oração pela vitória e foi proferido em tempo de tribulação e incerteza.

O advento da pandemia Covid-19, que parecia algo distante, chegou aqui com força, trazendo desafios, medo e angústia. Um grande esforço, ainda com discrepâncias de compreensão sobre qual o melhor caminho, foi posto em prática pelas autoridades sanitárias, para evitar a perda de vidas e o colapso do sistema de saúde. A restrição de circulação é a nova rotina da sociedade em geral, Igreja inclusive. As nossas Comunidades prontamente acolheram a recomendação de cessar as atividades para evitar aglomerações de pessoas. 

Se, por um lado, os meios de comunicação promovem debates em torno da pandemia, há muitas igrejas em que ela é anunciada como uma profecia que está se cumprindo, que Covid-19 é castigo de Deus à humanidade. Apenas especulações descabidas que não se sobrepõem à Palavra de Deus em Gn 9.11: Estabeleço a minha aliança com vocês: nunca mais os seres vivos serão destruídos pela água de um dilúvio, nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra. Essa é a promessa de Deus e a ela devemos nos agarrar. Nela devemos confiar.

De que forma entender este tempo de pandemia? Como luteranos e luteranas, devemos olhar para este tempo como uma oportunidade de avaliar a vida, prioridades e condutas, refletir sobre o espaço dado para Deus e para a vida em Comunidade, avaliar o agir frente aos ensinamentos de Deus, valorizar o que recebemos de Deus, fazer planos para o retorno às atividades. Como diz o Salmista: É tempo de confiar e invocar o nome do Senhor.

Pela fé que professamos, reitero: é tempo de pensar nas prioridades da vida, fazendo opção a favor da vida em Comunidade e colocando dons a serviço. Assim, seremos capazes de mudar realidades que precisam ser mudadas e consolar quem precisa de consolo. Que a bondade de Deus seja força e sustento nesta jornada.

P. Odair Braun | Pastor 1o Vice-Presidente da IECLB e Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br