Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 815

Sábado, 22 de Janeiro de 2022

Porto Alegre / RS - 03:07

Prioridades

Prioridades de Gestão: Programas de Acompanhamento

Qualificação Funcional (PQF) (parte 2/2)

- Lideranças comunitárias (capacitação para lideranças comunitárias que ocupam função administrativa em Presbitérios. Para o bom exercício da sua função, lideranças administrativas necessitam conhecer a estrutura e o funcionamento da Igreja, bem como os Documentos Normativos): (a) Curso de Gestão de Projetos (10h), destinado a Gestores e Gestoras de Projetos. O novo curso, realizado em parceria com o Instituto Sustentabilidade (InS), será oferecido de forma contínua a partir de abril deste ano, (b) Curso de Gestão Administrativa (20h), destinado a Assistentes Administrativas, Presidentes, Tesoureiros e Tesoureiras. O novo curso, realizado em parceria com o InS, será ofertado no segundo semestre deste ano, (c) Curso de Qualificação Funcional (40h), destinado a Lideranças Comunitárias, Ministros e Ministras e Estudantes de Teologia. O novo curso, realizado em parceria com o InS, será ofertado no segundo semestre deste ano, (d) Seminário sobre Mobilização de Recursos (8h), a ser realizado em parceria com os Sínodos que tiverem a demanda e (e) Curso de Qualificação Funcional em Liderança Comunitária Sustentável (CQFLCS - 70h), destinado a Lideranças Comunitárias, Ministros, Ministras e Estudantes de Teologia. O curso é realizado em parceria com o InS.

Até o momento, foram realizadas quatro edições do CQFLCS. A primeira edição foi em 2015, com 122 inscrições e 58 conclusões, sendo 35 mulheres e 23 homens. A segunda edição foi em 2016, com 88 inscrições e 37 conclusões, sendo 17 mulheres e 20 homens. A terceira edição também foi realizada em 2016, com 82 inscrições e 43 conclusões, sendo 25 mulheres e 18 homens. A quarta edição foi em 2017, com 74 inscrições e 49 conclusões, sendo 28 mulheres e 21 homens. No total das quatro edições, o CQFLCS teve 366 inscrições e 187 conclusões, sendo 105 mulheres e 82 homens. A quinta edição será realizada no primeiro semestre de 2018.

Na avaliação final do CQFLCS, tem havido consenso entre as pessoas participantes quanto à sua qualidade. Todas as pessoas que concluíram o Curso recomendam. A partir deste ano, novas alternativas de Cursos serão oferecidas com o objetivo de ampliar a participação.

- Gestão de organizações diaconais (capacitação para Gestores e Gestoras de organizações diaconais vinculadas à Rede de Diaconia).

A Rede de Diaconia é a articulação de instituições diaconais que mantêm vínculo com a IECLB, as quais, em rede, compartilham experiências e conhecimentos, com vistas a qualificar a sua atuação, ampliar o seu reconhecimento público e fortalecer o seu desenvolvimento institucional.

Para 2018, estão previstos dois momentos de formação, de uma semana de duração cada (junho e agosto). O primeiro reunirá representantes de instituições da região Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sudeste. O segundo, do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os temas a serem aprofundados são Direitos Humanos, Diaconia Transformadora, Justiça de Gênero, Governança e Gestão Democrática, Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA), Projeto Político-Pedagógico, Gestão de Projetos, Financiamento e Sustentabilidade e Incidência Política. No total, aproximadamente, 80 participantes serão capacitados e capacitadas.

O Programa de Qualificação Funcional disponibiliza ofertas de capacitação para Lideranças em função de representação em âmbito sinodal e nacional e Lideranças Administrativas em todos os âmbitos da Igreja.

As lideranças e profi ssionais já capacitadas pelo PQF colaboram de forma ativa, com maior conhecimento e capacidade, para que a Visão da IECLB seja alcançada, ou seja, ser reconhecida como Igreja de Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias. A partir de 2018, com a maior consolidação do Programa, se ampliará o número de lideranças a serem capacitadas. 

Teól. Dr. Carlos Gilberto Bock | Assessor de Gestão da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa.
2Coríntios 5.17
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br