Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 817

Sábado, 22 de Janeiro de 2022

Porto Alegre / RS - 02:45

Prioridades

Prioridades de Gestão: Programas de Acompanhamento

Habilitação ao Ministério (parte 2/2)

Mentores e Mentoras: supervisão, acompanhamento, orientação e avaliação de Ministro Candidato ou Ministra Candidata durante o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM). Mentores e Mentoras exercem a sua tarefa em parceria com o Pastor ou a Pastora Sinodal e a Secretaria da Habilitação ao Ministério e participam de três momentos de formação coordenados pela Secretaria: Curso de Preparação para Mentoria, Encontro para Mentores e Mentoras e Encontro Intermediário. Juntamente com o estudo de temas, os Encontros permitem supervisionar e orientar o andamento do PPHM. A partir da análise das avaliações e feedback da Mentoria, a supervisão busca renovar combinações e estabelecer novas estratégias para a continuidade do PPHM.

Marcas dos Encontros e que também aparecem nas avaliações são a formação e o fortalecimento de amizades, a alegria e o bom humor. Expressões como estas nos levam a crer que o investimento na formação de Mentores e Mentoras, além de preparar para a Mentoria durante o PPHM, agrega valor e qualifi ca a atuação de Ministros envolvidos e Ministras envolvidas neste processo. Toda esta diversidade de habilidades, conhecimentos e vivências das pessoas que se engajam nesta tarefa tem como fi nalidade habilitar Candidatos e Candidatas, tendo em vista o desenvolvimento e a qualifi cação das competências necessárias para o ingresso no Ministério com Ordenação na IECLB.

O PPHM é um programa de formação que tem a duração de 17 meses, período em que o Candidato ou a Candidata realiza estágio, com supervisão no Ministério específi co em que foi capacitado, capacitada por Centro de Formação reconhecido pela IECLB e no qual lhe caberá demonstrar se reúne as condições pessoais e vocacionais necessárias para exercer o Ministério com Ordenação na IECLB.

No que se refere a seleção, acompanhamento e avaliação de Candidatos e Candidatas, o Programa utiliza a metodologia de avaliação com foco em competências e orienta-se pelas competências requeridas para o exercício do Ministério com Ordenação na IECLB.

A partir de diálogos e avaliação psicológica, é estabelecido um perfil de habilidades e necessidades de desenvolvimento de cada Ministro Candidato ou Ministra Candidata. O acompanhamento para o desenvolvimento das competências necessárias é realizado de forma individualizada durante os Seminários e in loco pelo Mentor ou pela Mentora.

Durante este período, ocorrem dois Seminários, com participação integral de Candidatos e Candidatas, coordenados pela Secretaria da Habilitação ao Ministério, que oferecem, além do estudo de temas estabelecidos a partir da necessidade da Igreja e das lacunas percebidas no grupo de Candidatos e Candidatas, orientação individual para os mesmos. Cada grupo de PPHM participa de dois Encontros, um em nível nacional e outro regional.

Neste contexto, em que se prima pela formação integral da pessoa, também o gerenciamento dos processos passa a ter um caráter pedagógico. A partir das informações e orientações recebidas, esperase uma atitude corresponsável dos Candidatos e das Candidatas no cumprimento das exigências do processo.

O PPHM é momento para aprender com os processos, a estrutura, o funcionamento da Igreja e, como futuro Ministro e futura Ministra, localizar-se nela e compreender qual é o seu papel nesse contexto.

O acompanhamento de Candidatos e Candidatas durante a Habilitação ao Ministério resulta em Ministros e Ministras mais qualifi cados, identificados e comprometidos com a Missão, a Visão e as Prioridades Estratégicas da Igreja.

Cat. Dra. Haidi Drebes | Secretária da Habilitação ao Ministério da IECLB  

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br