Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 819

Sábado, 22 de Janeiro de 2022

Porto Alegre / RS - 03:23

Prioridades

Prioridades de Gestão: Programas de Acompanhamento

Acompanhamento a Estudantes de Teologia (parte 2/2)

Orientação para o Desenvolvimento

O objetivo da Orientação para o Desenvolvimento Pessoal é oportunizar atividades e espaços de reflexão e autopercepção, em que possa identificar características pessoais, potencialidades e aspectos a desenvolver. Durante a trajetória acadêmica, estudantes participam de três Seminários de Orientação, além da realização de alguns testes de avaliação e entrevistas individuais, coordenadas por uma profi ssional da área da Psicologia que assessora o Programa.

A Orientação envolve uma caminhada de descobertas, crises, transformação, cuidado e crescimento dos estudantes e das estudantes. Esta atividade pode ser intensificada com a ampliação da oferta de subsídios que contribuam para a reflexão de cada estudante sobre as suas condições pessoais, tendo em vista o seu preparo para a atuação futura no Ministério com Ordenação na IECLB.

Diálogo com os Centros de Formação

O diálogo com as Direções dos Centros de Formação conveniados com a IECLB visa a fortalecer a articulação e o alinhamento de abordagens e temas e, assim, promover a sinergia entre a formação acadêmica oferecida e as necessidades da Igreja. Estes diálogos, que buscam a qualificação do processo de Formação, são realizados duas vezes ao ano com as Direções dos Centros de Formação.

Auxílios Financeiros para Formação

Os Auxílios Financeiros para Formação Teológica são destinados para estudantes de Teologia que necessitam de apoio para a realização dos seus estudos. A gestão dos recursos é realizada pelo Programa de Acompanhamento, que se orienta pelas decisões de Comissões devidamente constituídas para este fim. As modalidades de auxílio são:

- Fundo de Auxílio para Formação Teológica (FAFT): Empréstimo para pagamento de Crédito Estudantil. O percentual varia de acordo com a renda familiar e a disponibilidade de recursos. Este Fundo mantém o princípio da gratuidade para as pessoas beneficiadas que ingressam no Ministério com Ordenação e atuam, pelo menos, por cinco anos em Campos de Atividade Ministerial reconhecidos pela Igreja. Os recursos deste Fundo são oriundos do Orçamento Ordinário da IECLB.

Fundo de Crédito para a Formação Teológica (FCFT): Empréstimo para complementação do pagamento de Crédito Estudantil.

Fundo Rotativo de Financiamento (FRF): Empréstimo para manutenção e subsistência de estudantes de Teologia.

Os recursos do FCFT e FRF são oriundos das restituições de pessoas que, durante o seu processo de formação, usufruíram do benefício. No momento, há um grande esforço para estimular as restituições e, assim, garantir a sustentabilidade destes dois Fundos.

As atividades do Programa, em grande medida, são mantidas financeiramente pela Oferta Nacional ao Programa de Acompanhamento a Estudantes de Teologia.

Oportunidades e perspectivas

As atividades realizadas pelo Programa de Acompanhamento oportunizam um contato da Igreja com os estudantes e as estudantes já durante o processo de formação. Este contato acontece em duas dimensões: institucional e pessoal. A dimensão institucional é a oportunidade de apresentar a Igreja, a sua eclesiologia, os temas relevantes para o contexto e as políticas que orientam a sua caminhada. Na dimensão pessoal, é oportunidade de aproximação, de promoção do diálogo, de acolhida, mas também de questionamento visando sempre a contribuir no desenvolvimento de cada estudante. Esta caminhada conjunta tem sido muito valiosa e significativa para o fortalecimento de vínculos institucionais e pessoais.

A consolidação da prática de Acompanhamento a Estudantes de Teologia como uma política trará muitos benefícios para a Ação Missionária da Igreja com a qualificação do seu futuro quadro ministerial.

Cat. Ma. Débora Raquel Klesener Conrad | Secretária de Formação da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br