Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 820

Sábado, 22 de Janeiro de 2022

Porto Alegre / RS - 01:37

Prioridades

Prioridades de Gestão: Programas de Acompanhamento

Acompanhamento a Ministros e Ministras (parte 1/2)

Atribuições

A Secretaria do Ministério com Ordenação (SMO) cuida, acompanha e zela pela vida ministerial de Ministros e Ministras da IECLB. São atribuições da Secretaria: a) controlar e manter os registros atualizados, b) orientar sobre Documentos Normativos e Regulamentações nos assuntos pertinentes ao Ministério com Ordenação e c) coordenar o Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras e, por meio dele, promover seminários e cursos de atualização.

Objetivos

O Programa de Acompanhamento visa a alcançar os seguintes objetivos: a) ampliar e qualificar o Acompanhamento a Ministros e Ministras no exercício do Ministério com Ordenação, fortalecendo os laços de comunhão, com vistas à valorização, ao constante desenvolvimento vocacional, b) promover, em sintonia com Pastores e Pastoras Sinodais, a formação contínua de Ministros e Ministras, fomentando o desenvolvimento de dons e competências requeridas para o exercício do Ministério com Ordenação, com vistas ao crescimento da Missão da IECLB, c) fortalecer e qualificar o Acompanhamento a Ministros e Ministras no exercício do Ministério com Ordenação, cuidando dos seus registros e oferecendo suporte documental e d) produzir e disponibilizar subsídios e documentos que orientem Ministros e Ministras no exercício do Ministério, com a ética requerida no contexto brasileiro.

Programa

Para orientar e regulamentar o exercício do Ministério com Ordenação, o Concílio aprovou o Estatuto do Ministério com Ordenação. O Programa: a) tem atribuições de acompanhar, orientar e atualizar os registros de Ministros e Ministras, em conformidade com as mudanças realizadas e no atendimento de demandas documentais relacionadas à vida ministerial, b) zela pelo cumprimento e pela implementação de políticas relacionadas ao exercício do Ministério com Ordenação na IECLB, c) monitora a implementação da política de Seguridade Ministerial para Ministras e Ministros da IECLB e d) monitora as contribuições de Campos de Atividade Ministerial e de Ministros e Ministras para pagamento de plano de saúde, administrado pela Associação de Mútuo Auxílio.

Participação

Entre 2016 e 2018, do total de 1210 Ministros e Ministras, 733 participaram de algum curso ou seminário oferecido pelo Programa em atividades nacionais ou sinodais. Essa participação representa 60,58% dos Ministros e Ministras da IECLB.

As ofertas de cursos e seminários nacionais somaram 650 horas. Mediante pesquisa de satisfação, o Programa buscou aferir entre as pessoas participantes algumas variáveis, como: a) principais destaques, b) nível de satisfação em relação às palestras, c) avaliação da participação e aproveitamento individual e d) relação do conteúdo do curso com a tarefa missionária da Igreja.

A resposta à pesquisa revelou grande aceitação e aprovação dos seminários e cursos por parte do público-alvo. Muitas pessoas participantes mencionaram que os encontros proporcionaram ferramentas que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida no Ministério, na medida em que possibilitam aprimorar os nossos relacionamentos. Ministros e Ministras indicaram que se sentiram preciosos para a Igreja, chamados e capacitados para servir na Missão de Deus neste mundo.

Os seminários apontam, ainda, novas perspectivas ao oferecer relevantes ferramentas para a prática ministerial, como: a) Planejamento para a tarefa ministerial e pessoal, b) Mediação de conflitos, c) Acompanhamento a pessoas, d) Mentoria e e) Transformação de dificuldades em oportunidades.

P. Marcos Bechert | Secretário do Ministério com Ordenação da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Jesus Cristo diz: No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16.33
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br