Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 823

Sábado, 22 de Janeiro de 2022

Porto Alegre / RS - 02:33

Prioridades

Prioridades de Gestão: Programas de Acompanhamento

Fortalecimento da Ação Comunitária (parte 2/2)

O eixo protagonismo juvenil articula e mobiliza o trabalho com jovens e coordena Programas de Intercâmbio de jovens com Igrejas e instituições parceiras. Nos últimos dez anos, enviamos cerca de cem jovens para intercâmbios no exterior. Neste momento, existe o programa Jovens na Igreja Global, com a Igreja da Suécia. Os Acampamentos de Verão da Igreja Evangélica Luterana nos Estados Unidos e o Programa de trabalho voluntário Sul-Norte, antes chamado Programa Reverso, com parceiras da Alemanha. Depois de longa paralisação, em outubro de 2017, retomamos o Programa Norte-Sul (da Alemanha para o Brasil).

O acompanhamento ao Conselho Nacional da Juventude Evangélica (Conaje) acontece por meio da organização e participação nas reuniões do Conselho e de muita reflexão, planejamento e comunicação. O Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje), evento maior da JE, acontece a cada dois anos e tem recebido crescente número de participantes. O Congrenaje é um grande mutirão e é possível porque existe apoio, envolvimento, construção conjunta de pessoas das Comunidades, Sínodos, Conaje, Secretaria da Ação Comunitária e Secretaria Geral, fundações, escolas, órgãos públicos, meios de comunicação, transporte e tantos outros, dentro e fora de nossa IECLB.

O eixo gênero, gerações e etnias acompanha e articula o trabalho com diferentes grupos de mulheres e homens, levando em conta questões geracionais e étnicas. O tema justiça de gênero, que tem na superação da violência contra a mulher um dos seus aspectos mais importantes, tem sido motivo de reflexão em diferentes espaços na Igreja e sociedade. Está presente também no planejamento da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE Nacional), do Conaje, em diferentes setores e grupos da IECLB, evidenciando maior abertura para esse diálogo tão importante.

Justiça ambiental é um tema de grandes e profundas ramificações. Tem a ver com a própria possibilidade da vida no planeta. Certamente, se trata de uma área que estará nas agendas de preocupação e de trabalho cada vez com mais frequência. Cuidar da Criação de Deus é tarefa evangélica das mais importantes. O eixo justiça ambiental busca tornar o cuidado com a Criação um compromisso de todas as pessoas batizadas. Uma das mais importantes atribuições neste aspecto tem sido o olhar atento às necessidades das Comunidades e Instituições nos casos de catástrofes naturais (estiagens, temporais, enchentes, vendavais, granizos, etc.) e artificiais (caso do Rio Doce, templo do centro de São Paulo atingido por queda de prédio vizinho, etc.).

O Programa de Fortalecimento da Ação Comunitária também acompanha e presta assessoria aos diversos Conselhos Nacionais (Educação Cristã Contínua, Juventude Evangélica, Música, Liturgia e Culto, Diaconia) e grupos da IECLB organizados nacionalmente. Este é o sétimo eixo do Programa. Dentre as ações mais importantes, destacamos a articulação para que as demandas e propostas venham dos Sínodos e cheguem aos Sínodos. O Programa disponibiliza pessoas e recursos para a organização de eventos como as reuniões anuais dos Conselhos, os Encontros de Mulheres e os Congressos da Juventude.

A Comunidade é a célula básica da IECLB. É de lá que vêm as necessidades e é para lá que se dirigem todas as iniciativas. O Programa de Fortalecimento da Ação Comunitária quer ajudar as Comunidades e se colocarem cada vez com mais propriedade, intencionalidade e sabedoria nas mãos de Deus, para que a Missão de Deus aconteça – um mundo de paz e justiça, onde reconciliação seja uma realidade e o amor reine.

P. Dr. Mauro Souza | Secretário da Ação Comunitária da IECLB (atualmente, Pastor 2º Vice-Presidente da IECLB)

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br