Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 831

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 05:40

Carta à Comunidade

Adianta ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira?

‘É comum ouvir que as pessoas são valorizadas pelo que têm, são e fazem. A escala de valor geralmente é baseada naquilo que é visto exteriormente: bens, posição social, conta bancária e aparências em geral, por isso muitas pessoas lutam de modo frenético, às vezes quase irracional, para ganhar bens e status. Como são vistas e se sentem as pessoas que estão na parte inferior desta escala de valor?’, pergunta a Carta Pastoral da Presidência que traz a Mensagem da IECLB para o Lema de setembro: O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida (Mt 16.26).

O Documento explica que a escala de valor que Deus usa é diferente e que, nessa escala, ganhar e perder têm outro significado. Diante de Deus, ter valor não é ter dinheiro, bens e reconhecimento social. Sucesso não é alcançar fama e estabilidade financeira, mas viver da dependência de Deus, da sua graça e da sua bondade: ‘Deus nos valoriza porque somos suas criaturas. Todas as pessoas, sem exceção, carregam essa dignidade. Na cruz de Cristo, Deus perdoa e oferece a salvação a todas as pessoas. A compaixão de Deus não é excludente. A escala de Deus requer apenas a confiança e a disposição para fazer a sua vontade’, destaca.

Nesse sentido, a Carta alerta: ‘Tomar tempo para buscar a essência da vida e saber o que realmente vale a pena é um sinal de sabedoria’ e pede que a palavra de Jesus inspire e oriente as nossas ações, para que busquemos, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, de maneira a não perdermos a essência da vida.

Considerando o Lema do Mês (Mt 16.26) e sabendo que o único valor autêntico que nos resta é a vida, quem colocaria tudo isso a perder? Ganhar o que do mundo e perder o que da vida?, questiona o Estudo do Lema, advertindo que a vida não está à venda e que, portanto, precisamos ter cautela quanto às coisas ou causas às quais nos entregamos de corpo e alma: Avaliemos qual é o limiar entre o ganho e a perda do maior bem ofertado por Deus!

Ótima leitura!

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br