Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 828

Domingo, 29 de Novembro de 2020

Porto Alegre / RS - 16:33

Sínodos

Missão no Sínodo Sul-Rio-Grandense: vivência comunitária, paz, justiça e solidariedade

Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam (Sl 127.1). Entendemos que, na vida de uma Comunidade, Paróquia, Sínodo e Igreja, bem como na vivência de uma pessoa cristã, o centro, aquilo que norteia a ação é a mensagem do Evangelho. Olhando para a vivência de Jesus, nos deparamos com a ordem dada por ele a seus seguidores e que continua atual nos nossos dias: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações (Mt 28.19).

Compreendemos que o ide de Jesus desafia a olhar a realidade na qual a pessoa está inserida e, assim, anunciar e praticar os sinais do Reino de Deus. Nestes sinais, precisamos perceber as diversas dimensões que abrangem o ser humano e a bela e perfeita Criação de Deus. O ide, ou seja, o ‘fazer missão’ deve levar em conta as diversas dimensões do ser humano, seja no aspecto espiritual, social, físico, psicológico, profissional...

Como Sínodo Sul-Rio-Grandense, atuamos em prol da Missão, anunciando o Evangelho nas 20 Paróquias que abrangem 99 Comunidades, espalhadas por 27 municípios da região sul do Estado do Rio Grande do Sul. Compreendemos que somos chamados e chamadas a servir e testemunhar por meio de palavras e ações concretas.

Atuamos junto a pessoas criadas a imagem e semelhança de Deus e que necessitam de cuidados, acompanhamentos... Como uma das suas prioridades para este ano, a Diretoria do Conselho Sinodal se propõe a ir ao encontro das Paróquias e Comunidades, seja participando de reuniões, celebrações ou outros eventos.

Pensando ainda na Missão e no cuidado para com o ser humano, priorizamos a visitação hospitalar, pois pessoas enfermas e fragilizadas precisam receber o acompanhamento e a presença de alguém que, em nome da Igreja, leve consolo, esperança e oração. Nem sempre temos respostas para as dores e os sofrimentos, mas a fé nos faz perceber, em todos os momentos da vida, a presença do bondoso Deus.

Dos diversos encontros sinodais, destacamos o trabalho do Setor de Saúde e Alimentação. Neste ano, tivemos o 20º Dia da Saúde e Alimentação, com a participação de mais de 500 pessoas. Ao longo dos anos, este setor tem promovido encontros, reflexões e proporcionado vivências práticas que geram vida e vida com dignidade. Este setor tem estimulado a reflexão sobre temas que dizem respeito à saúde e ao bem-estar do ser humano, ao cuidado da Criação e à sustentabilidade do planeta. Fazer Missão é anunciar a vida com dignidade e justiça. Para isso, é necessário perceber as diversas dimensões que envolvem o bem-estar do ser humano.

Precisamos perceber que, neste mundo, não somos eternos e eternas. Se não cuidarmos e preservamos a Criação, que futuro terão as gerações vindouras? Quando pensamos e falamos em Missão, temos que perceber que a Missão se dá na vivência do dia a dia, nos pequenos gestos e nas atitudes simples. Não precisamos de grandes investimentos ou muitos recursos para colocar em prática a possibilidade de termos Comunidades atrativas, acolhedoras e missionárias, tema que perpassa diversos encontros do Sínodo.

Como Sínodo, atuamos e almejamos um mundo com mais paz, justiça e solidariedade e rogamos para que Deus fortaleça a caminhada comunitária e nos capacite com sabedoria e discernimento.

Pa. Roili Borchardt | Pastora Sinodal do Sínodo Sul-Rio-Grandense 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES



Educação Cristã Contínua

Do Batismo até aqui: Deus é luz em nosso caminho!

Sou Elizabeth, filha de Arnaldo e Agnez Flemming, sendo o meu pai luterano a partir da Confirmação, aos 19 anos de idade, e a minha mãe luterana de berço. Os seis ‘frutos’ desse casamento foram batizados luteranos, mas, como os templos em Curitiba/PR, eram distantes, íamos à Sonntagsschule (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br