Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 829

Domingo, 20 de Junho de 2021

Porto Alegre / RS - 11:50

Sínodos

Igreja que serve, serve, Igreja que prega e vive!

Igreja que serve, serve, Igreja que prega e vive, não serve a si mesma, mas é parceira do Deus Salvador!

HPD 417

A nossa Missão como Igreja e, consequentemente, como membros do Corpo de Cristo, é sair de nós mesmos e buscar as pessoas que se encontram descuidadas, afastadas e sem amparo para as suas dores e o seu forte sentimento de abandono. Pessoas precisam e buscam por orientação em algum lugar. Procuram ‘alguém’ que lhes possa proporcionar sentimento de pertença.

Hoje, é mais comum falar sobre o cuidado consigo mesmo que a respeito da preocupação com o próximo. O diferencial está naquilo que nos motiva. Os papeis assumidos na vida de fé são os norteadores para uma visão mais ampla ou mais fechada para a Missão de Deus. Se é a gratidão que orienta a nossa vida, veremos que a nossa participa ção na Igreja não se reduz à cooperação nas atividades, mas ao verdadeiro engajamento: a doação integral à causa de Cristo.

Veranópolis é um município localizado no nordeste do Rio Grande do Sul, na Serra gaúcha, a 125 km de Estância Velha, a Sede do Sínodo Nordeste Gaúcho. Conhecida como a capital brasileira da longevidade, a sua população é de, aproximadamente, 23 mil habitantes, conforme o censo IBGE de 2008. É a nossa Comunidade mais distante, com a participação de cerca de 86 pessoas. A Comunidade diminui ou cresce conforme as oportunidades de emprego na região.

O município teve uma Comunidade forte, mas, sem acompanhamento pastoral adequado e constante a partir da década de 1960, migrou para a IELB e outras comunidades religiosas e a Comunidade foi extinta.

Conta a história que havia presença da IECLB na região por volta de 1890, quando a maioria dos imigrantes se radicou em Alfredo Chaves e redondezas. O primeiro Pastor foi o imigrante Carl Platzeck. Após a morte do P. Platzeck, a Comunidade não teve mais Pastor residente, passando a ser atendida por diversos Pastores itinerantes.

Toda vez que visito essa Comunidade em seus Cultos ou almoços, encontro pessoas fiéis e engajadas nas atividades. Somos responsáveis pela proclamação da Palavra para essas famílias, que vêm de lugares e distantes por causa de emprego e sobrevivência das suas famílias. Somos responsáveis pela herança da fé, de uma Igreja viva e dinâmica que deixamos para as próximas gerações.

Foi nessa realidade que se encontraram, há 20 anos, três famílias luteranas pertencentes à IECLB e que tinham o desejo de manterem-se firmes na fé que trouxeram da sua terra natal. Então, buscaram pela Paróquia mais próxima, em Farroupilha, e passaram a ser atendidas como Ponto de Pregação.

O Ponto de Pregação passou a ser Campo Missionário do Sínodo Nordeste Gaúcho, mantido pelo Sínodo, via Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem, como Projeto Missionário. Após dois anos, a então Paróquia de Veranópolis mudou a sua situação! De Comunidade com funções Paroquiais, para Comunidade novamente, integrando a já formada Paróquia de Farroupilha.

Como Igreja que serve, o nosso compromisso é manter a presença da IECLB, cuidando dessas pessoas, para que a Comunidade se sinta amparada e motivada a se comprometer cada vez mais com a sua Missão na Igreja e na sociedade: levar a todas as pessoas a Palavra de Deus. É preciso conscientizar, principalmente, pessoas jovens e adultas sobre a importância da sua participação para tornar esta Comunidade viva e atuante.

*Colaborou a Pa. Paula Naegele, Ministra na Paróquia de Farroupilha/RS 

Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br