Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 831

Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020

Porto Alegre / RS - 14:17

Sínodos

Viver, anunciar e testemunhar a Palavra de Deus

A IECLB é Igreja de Cristo, atuante em terras brasileiras há quase 200 anos. O Sínodo Paranapanema, que abrange grande parte do Paraná, São Paulo e Leste do Mato Grosso do Sul e que tem sua sede em Curitiba/PR, faz parte desse corpo maior e, assim como a IECLB, está engajado em pregar, viver e testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo. Ancorado no seu Planejamento Missionário, o Sínodo procura estimular a vida comunitária a partir desse Evangelho, que mostra o caminho para sermos sal da terra e luz do mundo.

No Planejamento do Sínodo, há dois pontos norteadores de atuação – Formação e Edificação de Comunidades – cuja prioridade não anula a relevância de outros aspectos que também merecem ênfase. Ao contrário, nesses dois pontos perpassam e estão inseridas diferentes ações que contribuem significativamente no trabalho missionário que o Sínodo Paranapanema realiza.

A Formação está com a Coordenação Sinodal de Educação Cristã Contínua (Formação de lideranças das Comunidades) e o Pastor Sinodal (Formação dos Ministros e Ministras). A cada ano, o plano de atividades, na maioria das vezes, leva em conta as distâncias geográficas. Assim, os eventos são desenvolvidos por região (são três regiões). Já atividades como o Seminário Comunidades Criativas, um dos pilares de Formação, é realizado em abrangência sinodal.

Em relação a ações que investem na juventude, temos dois Seminários para qualificação de lideranças, também de abrangência sinodal, contemplados no calendário de 2019, além do Retiro Luterano de Carnaval (Reluca), anteriormente realizado apenas na região norte do Sínodo e que, de 2018 para cá, recebe participantes de todo o Sínodo.

No âmbito da Formação Ministerial, acontecem duas Conferências a cada ano, com estudos voltados para o desafio de Edificar Comunidades, a partir da necessidade de agir com ênfase na Missão. Ainda na área de Formação, será promovida, em 2020, uma Pós-Graduação, em parceria com a Faculdade Luterana de Teologia (FLT), sobre o tema Revitalização de Comunidades, visando a alcançar Ministros, Ministras e lideranças das Comunidades e dos setores de trabalho.

Também estão em processo de execução, no que se refere à Edificação de Comunidades, três projetos de criação de novos Campos de Atividade Ministerial: Paróquia Trindade, com sede em Guarapuava/PR, Comunidade de Marília/SP e Comunidade de Araucária, em Curitiba. O Sínodo também apoia Comunidades menores, como Santa Fé do Sul e Andradina, em São Paulo, que desenvolvem atividades sem a presença de Ministro ou Ministra.

Para 2019, consta, ainda, o desafio de revisar o Planejamento Sinodal, para ajustes e adequação às Metas Missionárias aprovadas no XXXI Concílio da IECLB, em 2018.

O investimento em Formação e Edificação de Comunidades não diminui a importância das demais áreas: a ECC tem dedicado esforços para a promoção do Programa Missão Criança, a OASE tem trabalhado com vistas a promover comunhão e espiritualidade, a Coordenação de Música esmera-se em promover, a cada ano, encontros de Coros, Oficinas de Formação Musical e Encontros de Grupos e Coros Infantis e a Gestão Administrativa do Sínodo compreende que a sua função é atuar para dar apoio e suporte às ações ministeriais, ou seja, viabilizar a realização de atividades que possibilitem a Formação e a Edificação de Comunidades.

A seara é grande e os desafios são diversos, mas, com a bênção de Deus, que se faz presente e concede sabedoria e discernimento, nos mantemos no caminho, para viver, anunciar e testemunhar a sua Palavra.

P. Odair Braun | Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB e Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES



Educação Cristã Contínua

Tempo de abraçar, Tempo de afastar

Mário Elói Goetz, 75 anos de idade, luterano desde o Batismo, membro da IECLB na Comunidade Trindade em Colombo/PR, ficou conhecido na região metropolitana de Curitiba como o homem do ‘abraço grátis’. Fervoroso defensor da diaconia, que, segundo ele, se manifesta em acolhimento (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br