Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 833

Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 03:41

Sínodos

3º Convenção Nacional de Ministros e Ministras da IECLB (parte 1/2)

Vocação e Ministério - o que me move foi o tema da 3ª Convenção Nacional de Ministros e Ministras da IECLB, realizada de 15 a 17 de outubro de 2019, em Curitiba/PR, no Sínodo Paranapanema. O evento aconteceu nas dependências da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), no Colégio Decisivo e no Clube Thalia, ambos nas imediações da IPB, reunindo, aproximadamente, 500 Ministros Ordenados e Ministras Ordenadas aos quatro Ministérios na IECLB: Catequético, Diaconal, Missionário e Pastoral.

A Pastora Presidente da IECLB, Pa. Sílvia Genz, lembrou que “Como Igreja, temos pensado sobre a Missão que nos foi confiada. Este foi o tema dos dois últimos Concílios e de um Fórum Nacional. A Missão põe toda a Igreja em movimento, por isso, além de ponderarmos sobre Vocação e Ministério, perguntamo-nos pelo que nos move como Ministros e Ministras da IECLB”.

Bem avaliada nas edições anteriores, 2009 e 2013, também realizadas na capital parana ense, a 3ª Convenção ofereceu uma programação dinâmica, motivadora e agregadora, para favorecer o fortalecimento da comunhão. Ao mesmo tempo, o desejo era olhar para a caminhada no exercício do Ministério na IECLB.

Neste ano, o evento foi marcado por duas grandes palestras. A primeira delas, Vocação e Ministério – o que nos move, com a Pa. Dra. Antje ackelén, Arcebispa da Igreja da Suécia. A segunda, O caminho da felicidade é amor e trabalho, com o Dr. J.J. Camargo, Médico e Escritor .

Também foram oferecidos três Painéis: a) O que me move no Ministério com Ordenação, b) O que me move no Ministério como mulher e homem e c) O que me move no contexto.

O Culto de Abertura foi conduzido pela Presidência da Igreja (composta, além da Pa. Sílvia, pelo P. Odair Braun, Pastor 1º Vice-Presidente e Pastor Sinodal do Sínodo que hospedou o evento, e pelo P. Dr. Mauro Souza, Pastor 2º Vice-Presidente e Assessor para Missão Global e Ecumenismo), pela Pa. Ma. Ruth Musskopf, Secretária do Ministério com Ordenação, e pela Cat. Joni Schneider, pela Comissão Organizadora.

O Culto de Abertura envolveu uma Dinâmica de Integração. “As abelhas nos ensinam e nos inspiram. Utilizando a vida das abelhas como metáfora para a vida ministerial, convidamos vocês para conhecer o comportamento de algumas abelhas e refletir sobre a vida ministerial”, convidou a Cat. Joni. Assim, Ministros e Ministras saiam das suas ‘colmeias’, em momentos combinados, e voavam para colmeias vizinhas, as mesas do entorno, com o objetivo de conversar a respeito de questões pertinentes ao Ministério. As avaliações eram escritas em ‘favos’, que, ao final do Culto, foram depositados aos pés do altar.

A Pregação foi feita pelo P. Odair, com base em Lucas 9.10-17: “Vocação e Ministério - o que me move! O que me move? O que precisamos fazer no exercício ministerial? O que traz alegria e realização? O que gera dores e dúvidas? Estas e outras perguntas estiveram no pano de fundo dos preparativos para esta Convenção. Buscamos respostas! Buscamos mel para sairmos fortalecidos e fortalecidas para servir e testemunhar o Evangelho. Lucas evidencia a importância de acolher, caminhar junto, falar e ouvir, partilhar e repartir, da comunhão que cura e renova”.

Na sua fala, o Pastor 1º Vice-Presidente destacou o paralelo entre colmeia e Comunidade: “Colmeia é espaço de segurança e fortalecimento. A Comunidade é espaço de vida e comunhão. A fé e a esperança que brotam da vida em Comunidade e a força que provém da organização e do trabalho em conjunto têm o poder de mudar e transformar. A 3ª Convenção deseja ser um espaço de fortalecimento e comunhão. Vamos juntar os nossos zunidos e nos inspirarmos para exercer a nossa vocação com ousadia e coragem, levando a doçura da Palavra de Deus aos lugares nos quais Deus nos colocar”.

Continua na próxima edição...

Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br