Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 791

Domingo, 25 de Julho de 2021

Porto Alegre / RS - 22:16

Sustentabilidade

Sustentabilidade: a busca pelas condições necessárias para uma vida digna

   Quando oramos o Pai Nosso, pedimos a Deus pelo sustento de cada dia: o pão nosso de cada dia nos dá hoje! Se, nessa oração, pedimos pelo pão nosso e não pelo pão individual, assumimos o compromisso de repartir o que nos vem de Deus. Se, por exemplo, compartilhamos dificuldades e dores entre nós, cabe-nos também compartilhar consolo e cura. Isso significa: dar e receber apoio e sustentação. Quando reunimos as condições necessárias para uma vida digna, na vida pessoal e comunitária, temos Sustentabilidade.

   Estes três termos, que têm a mesma raiz, apontam para a estreita e mútua relação entre o pessoal e o coletivo. Deus nos anima a ver que cada ser humano é uma pessoa igualmente desejada e amada por Ele. Quem tem essa compreensão passa a ver na outra pessoa uma irmã, um irmão e, juntos, reconhecem em Deus o seu Pai, auxiliando-se, assim, mutuamente.

“Investimos em sustentabilidade na perspectiva que formação é fundamental, acompanhamento é necessário e disposição para servir é essencial”, frisou o P. Me. Edson Edilio Streck, Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos

   Já no surgimento da Igreja cristã, o apóstolo Paulo chamava a atenção para o quanto uma pessoa cristã é dependente de outras e o quanto uma Comunidade cristã é dependente de outras – e o quanto devem ser solidárias! A imagem do corpo humano, tão bem descrita por ele, ilustra este fato. Se os membros estiverem desunidos, o corpo não tem Sustentabilidade.

    A partir desta compreensão, o Sínodo Rio dos Sinos destina a maior parte das ofertas ao Fundo de Missão do Sínodo, que tem como objetivo auxiliar na Sustentabilidade de Comunidades e Paróquias que passam por dificuldades financeiras. Das 39 Paróquias e Comunidades com função paroquial, cerca de 16 necessitam de apoio financeiro para fazer frente aos seus compromissos no momento. Destas, cinco ainda se ressentem fortemente do rompimento que houve com o movimento carismático. Outras cinco são consideradas áreas missionárias, nas quais a IECLB deve continuar investindo. Seis contam com um número reduzido de membros e ainda não alcançaram – ou ainda não recuperaram – a sua autonomia financeira. Por meio das ofertas destinadas ao Fundo de Missão do Sínodo, todas as Comunidades ligadas ao Sínodo auxiliam na Sustentabilidade destas que, momentaneamente, estão fragilizadas. Além disso, várias destas Comunidades são auxiliadas pelas demais Comunidades da IECLB com a complementação da Subsistência Ministerial que lhes é concedida.

   Para auxiliar as Comunidades na sua gestão, principalmente nas questões relacionadas ao planejamento da sua ação missionária e no controle da sua contabilidade, o Sínodo Rio dos Sinos contará, a partir deste ano, com um Assessor específico para esta atividade. O Sínodo também oferece a Presbíteros e Presbíteras, desde 2015, um curso de formação com os temas: Planejamento Estratégico, Igreja e dinheiro e Novo modelo de avaliação adotado pela IECLB. Para 2016, estão previstos encontros regionais sobre o tema da Gestão Comunitária.

   Outras formas de investir na Sustentabilidade das Comunidades estão em estudo, na perspectiva que a formação é fundamental, o acompanhamento é necessário e a disposição para servir é essencial. 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br