Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 792

Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Porto Alegre / RS - 06:37

Sustentabilidade

Sustentabilidade e planejamento para solidicar a tarefa missionária da Igreja

   As sementes do Planejamento Missionário baseado no Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) foram preparadas e plantadas. Algumas sementes caíram em solos férteis, outras nem tanto e algumas os passarinhos comeram. Algumas plantas brotaram, outras os espinhos sufocaram e, as sem raízes, o sol queimou (Mt 13). A parábola de Jesus nos remete a refletir sobre as ações no Sínodo Rio Paraná para a implementação do planejamento das ações missionárias em Comunidades, Paróquias e no próprio Sínodo.

   Estamos colhendo, como Igreja no Sínodo Rio Paraná, bons frutos dos Planejamentos elaborados por Comunidades desde 2010. Em alguns casos, eles já alcançam a sua segunda etapa de implementação. No Sínodo, são 47 Comunidades com os seus Planejamentos Missionários concluídos. Atualmente, três pessoas atuam como Assessoras diretas de Planejamentos para Comunidades.

“Ser Igreja sustentável é ser Igreja reconhecida pela sua contribuição na sociedade e pelo cuidado com toda a Criação de Deus”, frisou a Pa. Dione Baldus, Assessora do PAMI no Sínodo Rio Paraná*

   Sementes continuam sendo lançadas a partir da percepção da necessidade de mais adubo, preparo da terra e cuidado para uma melhor colheita. A essa necessidade, soma-se a percepção da importância do Planejamento para as avaliações dos Campos de Atividade Ministerial e do exemplo de Comunidades que experimentaram o modelo de gestão planejada.

   Para o mês de abril, está agendada a reelaboração do Planejamento sinodal, em que estarão envolvidas as lideranças dos Departamentos e Conselhos do Sínodo, a Equipe Ministerial, Presidentes de Paróquias e o Conselho Sinodal. No horizonte, estão a avaliação e o Planejamento de ações missionárias sinodais mais conectadas, que apreciem e fomentem a Educação Cristã Contínua, a Diaconia, a Comunicação e a Sustentabilidade.

   A oferta de cursos de capacitação para Assessores e Assessoras em Planejamento Missionário também está sendo gestada para se adequar à demanda das Comunidades. Em 2015, Ministros do Núcleo Sudoeste participaram de uma capacitação para tal e houve uma readequação da coordenação sinodal para assuntos relativos ao Planejamento Missionário, vinculando esse acompanhamento diretamente com o Conselho de Missão.

   Em nosso contexto, percebe-se que, como Igreja, carecemos de um investimento maior na área da Comunicação e da Diaconia. São setores de suma importância para a Sustentabilidade da Igreja a partir do conceito de que: ser Igreja sustentável é ser Igreja reconhecida pela sua contribuição na sociedade e pelo cuidado com a toda a Criação de Deus.

   Os pontos fortes do Sínodo são os espaços de formação e capacitação, organização e gestão dos Conselhos e Departamentos, o empenho pela transparência quanto à gestão financeira e o envolvimento dos membros em uma perspectiva de somar ações missionárias, cumprindo, assim, com a tarefa de serem testemunhas cristãs, edificando a Igreja de Cristo.

   A reflexão contínua sobre o PAMI é relevante para ampliar a compreensão sobre missão e atuação missionária, a respeito de Sustentabilidade e gestão comunitária, proporcionando o melhor desenvolvimento e aproveitamento dos dons, talentos e das capacidades dos membros, visando a contribuir e solidificar a tarefa missionária da Igreja. 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br