Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 794

Sábado, 24 de Julho de 2021

Porto Alegre / RS - 23:06

Sustentabilidade

Uma Igreja sustentável é uma Igreja que sabe como e aonde quer chegar

   No ano de 2015, o Sínodo Sul-Rio-Grandense tratou o assunto Planejamento e Avaliação nos seus dois Seminários Sinodais de Presbíteros e Presbíteras. Como de costume, a cada dois anos, o Sínodo oferece um Seminário de Formação na área Sul e outro na área Norte para as diversas lideranças das Comunidades e das Paróquias. Devido à nova metodologia do sistema de avaliação dos Campos de Atividades Ministeriais, o Sínodo Sul-Rio-Grandense optou por priorizar o estudo e o aprofundamento desta nova modalidade de avaliação e, consequentemente, fomentar a implantação do Planejamento Estratégico nas Comunidades e nas Paróquias.

   Até a realização dos Seminários Sinodais, poucas Paróquias haviam se ocupado com o Planejamento Estratégico, mas, após os Seminários, a questão do Planejamento Estratégico está sendo abordada e já foi inserida em várias Comunidades.

“Saber o que deve ser feito tem a ver com a Sustentabilidade da Comunidade e da Paróquia”, destacou a Pa. Roili Borchardt, Pastora Sinodal do Sínodo Sul-Rio-Grandens

   Na Paróquia Emanuel de Cerrito Alegre, em Pelotas/RS, o início do Planejamento Estratégico se deu em um domingo após o culto e contou com lideranças das cinco Comunidades que compõem a Paróquia.As Comunidades foram desafiadas a refletir sobre o seu jeito de ser e viver Comunidade e a respeito de como querem ser Comunidade.

   O começo do Planejamento Estratégico foi de forma coletiva entre as cinco Comunidades e, após este encontro inicial, cada Comunidade, agora de maneira individual, vai priorizar a visão e a missão da Comunidade e, assim, definir como ser IECLB no seu contexto.

   Este é apenas um exemplo do que acontece no Sínodo Sul-RioGrandense, que busca, até o final deste ano, estar com todas as Comunidades e as Paróquias com o Planejamento Estratégico em andamento.

   Junto com a questão do Planejamento Estratégico, o Sínodo Sul-RioGrandense formou três equipes de visitação e avaliação, as quais estão visitando as Paróquias com a intenção de explicar o funcionamento de todo o processo de avaliação e incentivando as Comunidades e as Paróquias a elaborarem o seu Planejamento Estratégico.

   A partir do Planejamento Estratégico, as Comunidades estão colocando no papel e redirecionando as prioridades das Comunidades. Em um dos encontros de Planejamento Estratégico, um senhor comentou: ‘Eu sempre participei da Comunidade. Várias vezes, já assumi cargos na Diretoria da Comunidade e sempre tivemos os nossos planejamentos, mas nunca avaliamos e colocamos no papel o que realmente precisamos fazer para o bom andamento da Comunidade. Com o Planejamento Estratégico, a próxima Diretoria já saberá o que precisa ser feito na Comunidade. No começo, pareceu difícil fazer o Planejamento Estratégico, mas, depois, vimos o quanto iria ajudar no trabalho da Diretoria e da Pastora’.

   Neste sentido, saber o que deve ser feito tem a ver com a Sustentabilidade da Comunidade e da Paróquia. Uma Igreja sustentável é uma Igreja que sabe aonde quer chegar e como quer chegar. Como Igreja, precisamos ter clareza das nossas ações e, neste sentido, investir esforços naquilo que é essencial para a Comunidade cristã, nunca deixando de lado a essência do Evangelho.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br