Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 797

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 12:36

Sustentabilidade

O PAMI possibilita planejar atividades com intencionalidade missionária

   O Sínodo Vale do Taquari conta com 34 mil membros e é composto por 15 Paróquias e 59 Comunidades, nas quais atuam 27 Ministros e Ministras. Geografi camente, é o menor Sínodo da IECLB. São pouco mais de 90 quilômetros de uma ponta à outra. Temos 38 Comunidades na zona rural com menos de 500 membros batizados e outras 21 Comunidades no contexto urbano, via de regra, maiores e que recebem parte dos membros que migram do interior para a cidade.

   A IECLB está presente no Vale do Taquari desde os primórdios da colonização alemã, segunda metade do século XIX. Há várias Comunidades centenárias que vêm cumprindo a sua missão com afinco. No entanto, há mudanças significativas nas famílias e na sociedade, o que desafia as Comunidades a aprimorarem a sua gestão e a forma de realizarem a sua missão. A Igreja no Vale do Taquari não se sustenta mais com o seu crescimento natural e hereditário. Precisamos, cada vez mais, de planejamento e postura missionária.

“Nós precisamos, cada vez mais, de planejamento e postura missionária”, frisou o P. Gilciney Tetzner, Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari

    Até o momento, cinco Paróquias realizaram o seu Planejamento Estratégico (PE). Estas avaliam o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) como algo fundamental para a realização da sua missão.

   A Comunidade de Bom Retiro Sul/ RS, por exemplo, estabeleceu a sua missão da seguinte forma: a Comunidade é a unidade pela fé em Cristo para evangelizar sem distinção, respeitando o contexto e a história da confessionalidade. Segundo a Pa. Maria Grenzel Gressler, no PE, foram priorizados os itens: a) formação das lideranças atuais e das novas, com a participação nos seminários oferecidos pelo Sínodo e palestras internas na Comunidade; b) promoção da visão de Comunidade como Corpo de Cristo e parte da IECLB, integrando-a com todas as instâncias - paroquiais, sinodal e nacional; c) PE para a Sustentabilidade.

   Para a Ministra, é possível visualizar melhoras gradativas no crescimento do número de membros, na participação nos Cultos, na visibilidade e no testemunho público, entre outras. A partir do PAMI, renasceram o despertar do amor e o interesse pela Comunidade a partir do compromisso de fé. Um dos pontos fracos da Comunidade era o acolhimento. Hoje, há lideranças envolvidas na recepção para o Culto e outras atividades da Comunidade. Destacam-se, ainda, a criação de um grupo de Legião Evangélica Luterana (Lelut), a ênfase na visitação e na atualização dos documentos da Comunidade e da Paróquia.

   Já a Paróquia de Arroio da Seca, em Imigrante/RS, aponta como fruto do PAMI a percepção do número de iniciativas bonitas nas Comunidades. Da mesma forma, foi importante observar os pontos fracos do trabalho comunitário. A Pa. Paula Cristina Lüdtke Dorensbach lembra que foi importante entender que a Missão de Deus não é feita por uma pessoa, mas por muitas mãos. Ela é compromisso de toda a Comunidade. Além disso, a partir do PAMI, novas iniciativas, como a formação de Grupos de Jovens e Casais, receberam ênfase especial.

   O PAMI tem sido experimentado pelas Comunidades, por Ministros e Ministras como uma valiosa ferramenta para a missão, possibilitando o planejamento de atividades com intencionalidade missionária, visando à manutenção, ao crescimento e à Sustentabilidade.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br