Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 838

Sábado, 20 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 11:02

Unidade

Viver o Batismo na Campanha de Missão Vai e Vem

1. (Ver) Viver o Batismo:

o mal e o silêncio das pessoas de bem  

Quando escutamos o noticiário, ficamos com a sensação que a maldade está tomando conta do nosso mundo. Nesse contexto, é comum chamar de crises as situações que ameaçam a vida digna. A isso se soma a crescente falta de referências, determinada especialmente pela falta de compromisso com a verdade e a ética. Além das adversidades do cotidiano, as crises e as instabilidades trazem agitação, confusão e perda de perspectiva de futuro.

Em meio a essa situação, há quem pense que é possível ficar de fora. Assim, não é raro ver cada vez mais condutas e atitudes de omissão. Consequentemente, o silêncio das pessoas de bem contribui para essa sensação que o mal está tomando conta do mundo. É preciso lembrar que toda pessoa tem a sua parcela de responsabilidade.

Ninguém pode dizer: ‘Eu não tenho nada a ver com isso’. A rigor, a humanidade está sob uma solidariedade que não permite que algumas pessoas cruzem os braços ou se coloquem na posição de julgar. Antes, toda pessoa é julgada por Ele. Quer dizer, não há nada que possa eliminar a nossa corresponsabilidade pelos males deste mundo. Se alguém duvidar, pense na dificuldade que temos para produzir os bons frutos que Deus nos pede.

 

2. (Julgar) Viver o Batismo:

fé cristã e Missão de Deus

Como pessoas cristãs, vivemos no mundo com responsabilidade e criatividade, lutamos contra o mal. Deus nos acompanha e lembra a promessa da sua presença, porque vivemos neste mundo como pessoas batizadas, mas o que significa Batismo para você? Para algumas pessoas, ele não passa de um rito, que aconteceu na infância, sem nenhuma conexão com o dia a dia. Para outras, o Batismo lhes concedeu um vínculo com a Comunidade Cristã, da qual não se sentem participantes. Para outras pessoas, o Batismo é um acontecimento que traz consequências para toda a vida.

Batismo é um evento que se situa no centro da vida da pessoa. Pelo Batismo, a pessoa ingressa na Comunidade Cristã e inicia uma jornada de fé. O Batismo nos coloca no caminho de Deus e marca a existência humana como uma luta diária contra o mal e a favor do bem.

Neste ano, a chamada do Tema da nossa Igreja é Viver o Batismo. O Batismo acontece uma só vez, mas a sua vivência é diária, é constante. Pelo Batismo nos tornamos instrumentos do agir de Deus, por isso o Lema diz: Eu escolhi vocês para que deem fruto (Jo 15.16).

 

3. (Agir) Viver o Batismo:

propostas práticas

A Vai e Vem abraça o desafio lançado pelo Tema e Lema do Ano de Viver o Batismo de forma que produza frutos. A Campanha entende que viver o Batismo é abraçar os bens mais preciosos de Deus: o mundo e a vida com toda sua diversidade. O Batismo nos impulsiona e capacita para o exercício do Sacerdócio Geral de todas as pessoas que creem.

Esse Batismo diário e o Sacerdócio Geral consistem em diariamente se abster de toda espécie de mal e viver a novidade de vida nos âmbitos da pessoa, da família, da comunidade de fé, da sociedade e da Criação.

Ser pessoa batizada é ser pessoa engajada, comprometida com a Missão de Deus, que coloca os seus dons, as suas habilidades e os seus recursos a serviço da Missão de Deus, para produzir frutos de perdão, libertação e salvação. Como diz Lutero: ‘a vida cristã é simplesmente um Batismo diário, iniciado uma vez e em constante andamento’.

Lançamento no Domingo de Pentecostes, 31 de maio de 2020. Participe!

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br