Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 841

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 05:26

Unidade

Carta Pastoral sobre encaminhamentos relacionados ao Covid-19

Em março de 2019, o Conselho e a Presidência da IECLB emitiram o Manifesto Nosso Compromisso é o Evangelho. O documento apresenta a visão bíblico-teológica que embasa a forma de pensar e agir da liderança da IECLB. O Manifesto afirma que a Igreja de Jesus Cristo tem a tarefa de ser sal e luz do mundo (Mt 5.13-16) e postula que ser sal e luz significa propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária, promover a paz, a justiça e o amor na sociedade e participar do testemunho do Evangelho no País e no mundo (Constituição da IECLB, Art. 3º).

Dezessete meses depois, constatamos pouca melhoria em relação ao que foi apontado como problema. A partir de março de 2020, passamos a conviver com uma pandemia que tem revelado, ainda com mais nitidez, desigualdades e injustiças. Além de todo o sofrimento causado pela doença e morte, a pandemia também trouxe medo, angústia, insegurança e falta de perspectiva. Neste momento, cresce a pergunta: de onde virá o socorro? (Sl 121.1)

Com mais de 100 mil óbitos no Brasil em decorrência do Covid-19, ocupamos a infeliz segunda posição no ranking mundial. Para piorar, sabe-se que há subnotificação. Nós oramos e nos solidarizamos com as famílias dessas cem mil pessoas. Clamamos a Deus: Senhor, ouve a nossa oração e chegue a ti o nosso clamor (Sl 102.1).

É inaceitável que governantes e representantes eleitos para as três esferas públicas ignorem a gravidade da pandemia. Pior ainda quando se aproveitam dela para cortar direitos e reduzir o poder aquisitivo da população. Não podemos concordar que a Bíblia e o nome de Deus sejam usados para justificar corrupção, injustiça e morte. Diante disso, perguntamos: Por que o caminho dos ímpios prospera? (Jr 12.1).

Felizmente, é possível testemunhar gestos de responsabilidade, solidariedade e compaixão. Muitas pessoas lutam incansavelmente para conter o avanço da pandemia, para acompanhar pessoas doentes e enlutadas e minimizar os efeitos do isolamento. Também há governantes que se empenham na busca por soluções.

Além do sofrimento de quem perdeu alguém para a doença, há a dor de quem está com a doença ou sofre estigma da contaminação. Há sofrimento decorrente da solidão, da perda do emprego e da atividade econômica. Há sofrimento causado pela ansiedade, pela depressão. Há sofrimento causado pela violência dentro de casa contra mulheres, crianças e pessoas idosas.

Ao recomendar a suspensão de atividades presenciais, em 17 de março de 2020, a IECLB agiu com a intenção de defender e preservar a vida. A decisão não significou parada nas atividades. Agora, a oração, a pregação, o consolo e o estudo acontecem de outras formas. Vamos continuar neste caminho com perseverança e compromisso com a vida. Porque confiamos que Deus ouve o nosso clamor (Ex 3.7) e vem em nosso socorro (Sl 121.2), temos forças para propor e participar desta reconstrução.

A Carta Pastoral pode ser lida na íntegra no Portal Luteranos

Presidência, Pastoras Sinodais e Pastores Sinodais da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br