Jornal Evangélico Luterano

Ano 2021 | número 847

Sexta-feira, 27 de Maio de 2022

Porto Alegre / RS - 11:43

Unidade

Nasce do Culto e converge para o Culto

Publicações de apoio ao Livro de Canto da IECLB: um hinário necessita de um prazo para ser incorporado à vida comunitária e fazer parte da identidade de uma Igreja. Na IECLB, o processo de implantação está em franco desenvolvimento. É necessária a produção de materiais de apoio que auxiliem e facilitem o uso em contexto comunitário. Desde o lançamento, materiais foram disponibilizados e redes de partilha foram criadas a partir dos seminários. Há, ainda, materiais em preparação. Destacamos o livro O Ofício da Música (2020), escrito por integrantes da Comissão do Livro de Canto da IECLB.

Protagonismo na pandemia: para 2020, tanto o Planejamento interno quanto o Planejamento do Conselho Nacional de Música (CNM) e ambos alinhados, previam uma série de ações. No entanto, o contexto diferenciado trouxe novas contingências. As atividades musicais se tornaram uma área especialmente sensível na pandemia. Foi necessário buscar novos caminhos, que não silenciassem o canto. Pelo contrário, a música como forma de expressão da fé tornou-se ainda mais relevante. Musicistas de todos os Sínodos se movimentaram nesta direção, o que resultou em uma série de ações.

O Conselho Nacional de Música dedicou-se a estudar as raras pesquisas sobre a relação da música com a disseminação do vírus, o que resultou em dois importantes documentos de orientações. A Série Música em Tempos de Coronavírus dispôs semanalmente músicas do Livro de Canto, já gravadas e disponíveis em CD, para orações e meditações diárias.

Adicionalmente, foram promovidas duas ações relacionadas à Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem: a Live da Música na época de Pentecostes e a série de cinco vídeos do projeto Oferta do Coração, que reuniu membros titulares e suplentes do CNM. A Coordenação auxiliou em novas demandas, como gravação de músicas para Cultos online, orientações para a realização de lives e apoio a Musicistas, demitidos e muitas vezes desamparados no período da pandemia.

Os principais desafios para a Área da Música e para a Coordenação de Música podem ser resumidos em poucos tópicos, mas não por isso menos significativos:

- Continuidade do trabalho da Coordenação de Música: transição da pessoa Coordenadora, sustentabilidade e manutenção do que foi conquistado e desenvolvido até aqui, especialmente o papel específico de Musicistas na vida da Igreja.

- Adaptação às novas formas de realização da música, seja o canto comunitário, sejam as atividades musicais. É difícil realizar o convencimento da necessidade sanitária de cuidados especiais em relação à música sem que se entre em um dilema eclesiológico.

Coordenação de Música da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br