Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 798

Segunda-feira, 12 de Abril de 2021

Porto Alegre / RS - 03:46

Vai e Vem - Testemunho

Constituição

   O contexto no qual a Igreja realiza a sua missão mudou e essa mudança cobra novas posturas, novos modos de presença no mundo, uma maneira de agir que articule a espontaneidade das nossas iniciativas missionárias com o planejamento estratégico

   Algumas áreas que recebem recursos provenientes da Contribuição via orçamento nacional:

   - Concílio: reúne-se de dois em dois anos. Cabe-lhe definir a linha programática de atuação da Igreja em todo o seu território, além de decidir e legislar sobre toda e qualquer matéria de interesse da Igreja. O orçamento central assume as despesas do Concílio, juntamente com a Comunidade hospedeira e os Sínodos, que assumem os custos de Delegados e Delegadas.

   - Conselho da Igreja - reúne-se três vezes ao ano. Atua em caráter supletivo ao Concílio, exerce o controle das atividades administrativas da IECLB e decide sobre os conflitos de caráter normativo, mediante recurso. Atualmente, as reuniões nacionais (Pastor@s, President@s e Tesoureir@s Sinodais, além de Conselho e Diretoria do Conselho da Igreja) têm as suas despesas distribuídas proporcionalmente entre os Sínodos.

   - Presidência - faz a gestão ministerial nacional e representa a IECLB perante outros órgãos. É formada pelo Pastor Presidente e pelos 1º e 2º Pastores VicePresidentes. O orçamento geral da IECLB assume os custos do Pastor Presidente, as suas viagens pela IECLB e as suas representações, bem como os custos da sua equipe de trabalho.

   - Secretaria Geral - o órgão executivo da administração da IECLB, resolve as questões administrativas e executa o orçamento geral da Igreja, aprovado pelo Conselho da Igreja ou pelo Concílio, observando na sua ação decisões e diretrizes dessas instâncias e as disposições da Constituição, do Regimento Interno e das normas complementares.

   - Arquivo Histórico - o Arquivo Histórico guarda a documentação recebida e expedida pela Sede da IECLB, a documentação dos antigos Sínodos e os arquivos encaminhados por Comunidades e Paróquias.

   - Habilitação ao Ministério - o orçamento central assume os custos da Coordenação do processo de Habilitação, apoia Paróquias com dificuldade e cobre oscustos das bancas e comissões de designação e envio.

   - Portal da IECLB - é um dos meios que a Igreja usa para fazer frente à sua missão de propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimular a vivência evangélica, promover a paz, a justiça e o amor na sociedade e participar do testemunho do Evangelho.

   - Tema do Ano - anualmente, a Presidência, com o apoio dos Pastores e das Pastoras Sinodais, estabelece um Tema e um Lema nacional para todas as instâncias e setores que atuam no âmbito da IECLB.

   - Contribuições ecumênicas e viagens de representação - a IECLB, no seu compromisso ecumênico, contribui financeiramente para entidades, como a Federação Luterana Mundial (FLM), o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) e também assume, quando necessá- rio, as despesas de representação.

   Além desses, o orçamento central apoia setores e iniciativas missionárias por meio dos recursos das ofertas nacionais e das doações das Igrejas-irmãs.

   As contas da IECLB são auditadas por auditoria externa e votadas pelo Concílio ou pelo Conselho da Igreja. A prestação de contas é feita mediante publicação no Boletim Informativo da IECLB.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 2/3)

Ao avaliar os principais avanços do último biênio, as três formas de atuação apresentadas no item anterior se unem às grandes ações estratégicas coordenadas pela Coordenação de Educação Cristã (CEC): - O Amigo das (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O Senhor guardará você. Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.
Salmo 121.5 e 8
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br