História da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Planalto

27/08/2021

Paróquia de Planalto (1)
Paróquia de Planalto (2)
Paróquia de Planalto (3)
Paróquia de Planalto (4)
Paróquia de Planalto (5)
Paróquia de Planalto (6)
Paróquia de Planalto (7)
Paróquia de Planalto (8)
Paróquia de Planalto (9)
Paróquia de Planalto (10)
Paróquia de Planalto (12)
Paróquia de Planalto (13)
Paróquia de Planalto
1 | 1
Ampliar

Com as palavras bíblicas de Filipenses 4.4 “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria! ” percebe-se que na caminhada da Paróquia de Planalto temos muito a nos alegrar, jubilar!

Quando olhamos para o passado, recordamos que na década de 50, o Sudoeste do Paraná contou com a presença de agricultores vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e entre eles muitos Evangélicos de Confissão Luterana que sediados em pequenas propriedades trouxeram consigo a herança de viver em Comunidade, propagando a sua fé em JESUS CRISTO.

As famílias Evangélicas de Confissão Luterana de Planalto, primeiramente, eram atendidas por pastores que vinham de São Miguel do Iguaçu, a cavalo para dar assistência pastoral. Logo após surgiu a Paróquia de Capanema. Em Planalto havia uma pequena Igreja de madeira, construída no ano de 1964 que foi derrubada por um vendaval; mas não deixou o povo desanimado; confiantes em DEUS foi erguido um novo Templo. A construção deste Templo foi realizada em forma de mutirão, com todos reunindo-se em determinadas datas; além disso, cada família colaborava com 8 dias de trabalho e o valor de 100 cruzeiros. Assim, no dia 25 de outubro de 1970 foi inaugurado o Templo para celebrar os Cultos a DEUS.

Nesta caminhada, surgiu a oportunidade da criação de um novo pastorado nascendo a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Planalto. Conforme decisão em Assembleia Geral, de 19 de dezembro de 1978, aprovada pelo Concílio Distrital do Oeste do Paraná, em 21 de abril de 1979, ficou definida a formação da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Planalto. Os Conselheiros aprovaram a criação da Paróquia com 51 votos a favor e uma abstenção. A Assembleia foi aberta pelo Pastor Arry Rodolfo Muller com meditação baseada em 1 Pedro. O primeiro Presbitério da Paróquia: Presidente – Inácio Binsfeld; 2 Presidente – Oscar Nuske; 1 Secretário – João Gerônimo Becher; 2 Secretário – Alceu Carlos Scwingel; 1 Tesoureiro – Almiro Edgar Hepp; 2 Tesoureiro – Lindolfo João Derlam. Vogais: Édio Helmuth Diefembach, Almire Alfredo Scherer, Arnoldo Hossel, Fridolino Krause e Noberto Zillert.
Os Pastores que atuaram na Paróquia desde a sua fundação até os dias atuais: Arry Rodolfo Muller, Valmor Haag, Clemente Freitag, Marion Freitag, Leandro Matte, Ademir Maurílio Krug, Raimundo Corrêa da Costa, Valério Valter Hartemink e atualmente: Ronaldo Ramos.

A Paróquia, atualmente, em seu atendimento pastoral abrange os Municípios de Planalto, Pérola do Oeste, Bela Vista da Caroba, Santa Izabel do Oeste, Ampére, Salto do Lontra e Nova Prata do Iguaçu, abrangendo uma área geográfica em torno de 107 quilômetros. Somos 275 famílias, pequenos agricultores e micro empresários, distribuídos nas seguintes Comunidades e pontos de pregação: Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Planalto – Igreja do Sino; Comunidade Evangélica da Sagrada Família; Comunidade Evangélica Martin Luther de Centro Novo; Comunidade Evangélica de Lajeado Muni; Ponto de pregação Barra Grande, Ponto de Pregação São Valério, Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Esquina Gaúcha; Comunidade Sol Nascente de Bela Vista da Caroba; Comunidade Evangélica de Santa Izabel do Oeste; Ponto de Pregação de Ampére; Ponto de Pregação do Salto do Lontra e Ponto de Pregação de Nova Prata do Iguaçu.

Além dos Cultos celebrados em cada Comunidade e pontos de pregação, ainda nos reunimos em cinco grupos de OASE; dois Grupos de Juventude Evangélica; dois grupos de Estudo Bíblico; quatro grupos de Culto Infantil e também o grupo de Canto formado na Comunidade de Planalto e auxiliares na área de música nas Comunidades Sol Nascente de Bela Vista da caroba, Esquina Gaucha e Vila Progresso.

O atual Presbitério Paroquial é composto por: Presidente – Mario Weinheimer, Vice-Presidente Fabiana Simões Pires; Tesoureiro – Flávio Henrique Voigt, Vice-Tesoureiro – Elaine Budel, Secretário – Arnildo Borner, Vice-Secretário: Sirlei Scharb Heins. A Paróquia é pastoreada pelo P. Ronaldo Ramos.

Esta é a breve história de caminhada de fé das famílias da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Planalto. Somos agradecidos pela colaboração e informações históricas relatadas pelos Senhores Otto Wildgrube e Inácio Binsfeld.

📷Texto e fotos: Diretoria da Paróquia de Planalto

Que Deus continue abençoando a Paróquia de Planalto e todas as pessoas que fazem parte desta história. 

HISTÓRIA
+
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br