Paróquia Evangélica Luterana no Rio de Janeiro - Martin Luther

Sínodo Sudeste



Rua Carlos Sampaio , 251 - Centro
CEP 20231-084 - Rio de Janeiro /RJ - Brasil
Telefone(s): (21) 2232-8548
centrorio@luteranos.com.br
ID: 354

JOIAS RARAS DA LITERATURA EXPOSTAS NA BIBLIOTECA NACIONAL

Obras relacionadas à Reforma Luterana vem à luz em exposição no Rio de Janeiro

24/02/2018

Exposição de Obras Raras relacionadas à Reforma Luterana
Saguão de entrada da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro
Linha do tempo que abrange a exposição - 1440 a 1921
Pop out de cena em Wittenberg
Imprensa de tipografia móvel - grande aliada da divulgação da Reforma
Bíblia de Mogúncia - 1462
Novo mapa do mundo conhecido com a era das navegações.
Diversas representações do reformador encontradas em obras desta Biblioteca.
Típica Bíblia de estudos luterana, com margens grandes para anotações.
Exemplares das 95 teses em impressão original.
500 ML BN 011
Bíblia Latina impressa em finíssimo pergaminho velino.
Gramática de Anchieta pra iniciativas de alfabetização surgidas na contra-reforma do Concílio de Trento (1545-1563)
Biblia de Lutero em tradução e impressão original.
Curadora da exposição, Sra. Ana Virgínia Pinheiro, ao entregar revista da exposição.
Martin Luther pousando para foto com os vistantes da exposição.
Revista da Exposição.
Revista da Exposição - parte.
Revista da Exposição - parte.
Revista da Exposição - parte.
Revista da Exposição - parte.
Revista da Exposição - parte.
Revista da Exposição - parte.
Revista da Exposição - parte.
Revista da Exposição - parte.
Revista da Exposição - parte.
1 | 1
Ampliar

Quando a IECLB preparou o tema de 2017 Jubilai, embalada nas celebrações dos 500 anos da Reforma Luterana ao redor do planeta, propôs que “agora são outros 500”. Nos instigou a pensarmos para a frente e escrever a história que ainda têm as páginas em branco.

Exatamente esta foi minha experiência nesta tarde chuvosa no Rio de Janeiro. Absolutamente não tinha ideia do valor e da qualidade das obras relacionadas à Reforma Luterana que são encontradas em nossa Biblioteca Nacional. Um passado praticamente desconhecido (e escondido!) em nosso País e que, revelado, poderá ajudar a dar novos rumos em nossa sociedade.

Gentilmente guiados por Ana Virgínia Pinheiro, curadora da exposição Lutero 500 Anos da Reforma e pela assistente de curadoria Daniele Simas, fomos surpreendidos pelas joias literárias trazidas ao Brasil pela coroa portuguesa, respectivamente, na biblioteca da rainha D.Maria I e na biblioteca do Príncipe regente Dom João. Entre elas encontramos bíblias originais de Lutero, obras completas do reformador, a Bíblia de Guttenberg, conhecida como Vulgata Latina, e a raríssima Bíblia de Mogúncia (1462). Não faltam obras originais da Contra-reforma (Concílio de Trento) e suas repercussões no Brasil Império. Entre elas, uma gramática do Padre Anchieta para ensinar a falar do Evangelho na língua nativa. Tudo como uma reação à Reforma Luterana que passou a ensinar a ler a Bíblia, inclusive criando as escolas. Os Jesuítas, ordem religiosa à qual Anchieta pertencia, fez da educação seu grande desafio em solo brasileiro.

Outra raridade é a publicação original da Crônica de Nuremberg (1493), obra que ilustra de uma forma ainda muito moderna (panorâmicas em vista de pássaro) também os lugares onde Martin Lutero viria a passar sua infância. Isso sem falar da Biblia Latina (séc. XIII-XIV) toda manuscrita em velino, couro finíssimo extraído de bezerros ainda não nascidos.

Escreve a Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Helena Severo: Com esta mostra, a Biblioteca Nacional junta-se às iniciativas que vêm acontecendo ao longo deste ano nos mais diversos lugares do mundo, especialmente na Alemanha, onde Lutero nasceu e pregou suas ideias reformistas. E é justo que assim seja, levando-se em conta que dificilmente, nós ocidentais, poderemos entender quem somos sem antes conhecermos as mudanças operadas pela Reforma.

Muitas outras surpresas estão reservadas a todas as pessoas que ainda fizerem a visita a esta exposição na Biblioteca Nacional. Ela foi prorrogada até o dia 20 de março. É realmente surpreendente que na Terra Brasílis tenhamos tão preciosas joias que agora vem à luz. O acervo, em parte ainda em recuperação por especialistas, está à disposição de pesquisadores. Visitas de grupos podem ser agendadas com guias especializados durante o tempo da mostra.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br