A 25ª Assembleia do Sínodo Vale do Itajaí conta com a participação do 2º vice-presidente da IECLB, P. Mauro Batista de Souza

24/04/2021

Assembleia SInodal 12
Assembleia SInodal 10
Assembleia SInodal 9
Assembleia SInodal 8
Assembleia SInodal 7
Assembleia SInodal 6
Assembleia SInodal 5
Assembleia SInodal 4
Assembleia SInodal 3
Assembleia SInodal 2
Assembleia SInodal 1
1 | 1
Ampliar

Na manhã de sábado, 24 de abril, aconteceu a 25ª Assembleia Sinodal Virtual do Sínodo Vale do Itajaí. O culto de abertura foi conduzido pelo pastor sinodal Guilherme Lieven e pela vice-pastora sinodal Mirian Ratz. A mensagem ficou a cargo do 2º vice-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, P. Dr. Mauro Batista de Souza.

Pastor Mauro, em sua pregação, enfatizou o exercício do amor ao próximo e a diaconia comunitária que não se deixam desanimar em meio aos desafios e limitações que a pandemia trouxe às comunidades da IECLB. “Ao desanimarmos somos tentados a encher nossos bolsos com pedras. Estas, por vezes, são usadas nas nossas tentativas de autoafirmação. As pedras machucam e impedem a comunhão. A fé nos coloca ao lado, uns dos outros, e nos chama ao exercício do amor fraternal. O evangelho esvazia nossos bolsos, retira o peso das pedras que impedem a nossa comunhão e nos aponta um caminho de amor, respeito, pluralidade e diversidade”. Mauro ainda citou as sete obras de misericórdia em Mateus 24 e o próprio Jesus como modelo de diaconia a ser vivido em nossas comunidades. Enalteceu a história da IECLB no Vale do Itajaí e motivou as pessoas a servirem a Deus com ânimo e esperança.

“Pelo caminho em 2020 encontramos muitos desafios. Com a chegada da pandemia bateu o cansaço e corremos o risco de desanimar. Mas ouvimos a palavra de Deus: Não nos cansemos de fazer o bem (Gl 6.9); Eis que faço novas todas as coisas (Ap 21.5)”. Com estas palavras o pastor sinodal Guilherme Lieven abriu a apresentação dos relatórios. Ele afirmou que a fé, a oração e a confiança na presença de Deus em meio aos perigos da morte inspirou resistência, busca por novos meios de viver e de manter a vocação de servir e ser Igreja de Jesus Cristo. O seu relatório contemplou as principais atividades do ministério sinodal. E ao final convidou para olhar pra frente e participar no Reino de Deus. “Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o reino de Deus. Lucas 9.62”, concluiu.

O presidente do Conselho Sinodal, Adelino Sasse, enalteceu em sua apresentação a proposta de missão e a diaconia no Sínodo. Ele agradeceu aos presbíteros e às presbíteras por continuarem as atividades com criatividade e envolvimento. Mencionou que a formação de lideranças é um objetivo sinodal. “Queremos motivar para a ação”, animou.

A assembleia ainda aprovou os documentos contábeis e homologou o orçamento do Sínodo Vale do Itajaí. “Estes números são dádivas”, parabenizou Lieven.

“Como ser uma igreja diaconal e acolhedora, como aspectos da missão de Deus? Estamos construindo este caminho. Somos uma igreja que tem uma grande diversidade. Isto é uma bênção. Novas formas foram criadas para acolher as pessoas. Não paramos como Igreja. Não temos todas as respostas, mas temos buscado várias soluções”, finalizou o 2º vice-presidente da igreja, pastor Mauro.

Relatórios e palestra disponíveis abaixo. 

  


Autor(a): Tobias Mathies e P. Alan Sharle Schulz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
ID: 62189
MÍDIATECA
COMUNICAÇÃO
+
A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br