Paróquia do ABCD

Sínodo Sudeste



Rua Almirante Tamandaré , 550 - Bela Vista
CEP 09040-040 - Santo André /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 4436-5496
paroquiadoabcd@luteranos.com.br
ID: 369

Culto de Pentecostes é Celebrado na Paróquia do ABCD com dois Batizados e quatro Profissões de Fé - 05 de Junho de 2022

Em tempos de Coronavírus

05/06/2022

1 | 1
Ampliar

No último dia 5 de junho de 2022, celebramos Pentecostes. Celebramos a vinda do Espírito Santo, prometido por Jesus. Dia de muita alegria e festividade, pois o início da Igreja Cristã se dá em Pentecostes: quando o Espírito Santo desceu sobre diversas pessoas que estavam reunidas e as fez compreender a mensagem da Salvação em Cristo, proferida por Pedro. Naquele dia, aproximadamente, três mil pessoas foram Batizadas e passaram a confessar Jesus como Filho de Deus, o Salvador (Atos 2).

Nesse culto de Pentecostes, a Paróquia do ABCD acolheu duas crianças através do Batismo: Catherine Escher Vanderlan e Elisa Maciel Reps Grizante. A partir do Batismo, elas foram acolhidas por Deus e passaram a fazer parte da Comunidade, que as recebeu com muita alegria, afirmando o compromisso de conduzi-las no caminho da fé cristã, juntamente com os pais, as mães, os padrinhos e as madrinhas.

Além da alegria contagiante pela festa de Pentecostes e pelo Batizado de Catherine e Elisa, quatro jovens foram admitidos na Comunidade por meio da Profissão de Fé: Allaf Barros da Silva, Giovani Vicente de Aguiar, Guilherme Luccas de Faria e Thomas Hausmann Stary. Na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, membros de outra Igreja cristã, batizados em nome do Trino Deus, são admitidos na Comunidade mediante a sua profissão de fé. Ela acontece em Culto e é realizada após a pessoa receber a necessária instrução na doutrina da IECLB.

O Culto contou com a participação de 100 pessoas, aproximadamente. No culto, refletimos sobre o poder dinâmico que o Espírito Santo dá às pessoas Batizadas para que elas possam confessar a Cristo como Filho de Deus, o Salvador, assim como as primeiras pessoas cristãs o confessavam de mão e boca mesmo diante do cenário de perseguição. Por isso, refletimos sobre um dos símbolos mais antigos do cristianismo: o Peixe.

“Esta simbologia tinha dois sentidos originais: o batismo por imersão, através do qual a pessoa passava por novo nascimento. As pessoas batizadas eram comparadas a peixes, renascidas pela água do batismo. O segundo sentido, mais difundido, está relacionado à palavra “peixe”, escrita em grego: ιχτυς. Cada letra dessa palavra corresponde à inicial de outras palavras gregas que, juntas, resultam na seguinte expressão: Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Salvador.”


Autor(a): Gustavo Mundt Klug
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: ABCD (Santo André-SP)
ID: 67252

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter.
Provérbios 1.8-9
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br