Apoio a Projetos


Telefone(s): (51) 3284-5400
ID: 2948

EDITAL DE PROJETOS II/2021 - Fortalecimento da Ação Missionária

09/03/2021

 

EDITAL DE PROJETOS II/2021

Fortalecimento da Ação Missionária

Informações gerais:

Objetivo: apoiar projetos que visam a ampliação de ações missionárias.

Quem pode acessar recursos a partir de projetos: Comunidades, paróquias, sínodos e instituições confessionalmente vinculadas.

Abrangência do projeto: o projeto poderá ter abrangência nacional, sinodal, interparoquial, paroquial e comunitária.

Período de encaminhamento de projeto: 08/03/2021 a 08/05/2021.

Período de execução do projeto: até três anos, a partir de 1º de janeiro de 2022.

Periodicidade da avaliação: semestral.

Como encaminhar o seu projeto: o projeto deverá ser cadastrado a partir do Aplicativo de Gestão de Projetos da IECLB. http://www.aplicativosieclb.org.br/projetos/login.php.

Valor de apoio: o valor máximo poderá ser de até 65% do valor total do projeto.

Comunicação do resultado da análise: a partir de 10/08/2021

Repasse do recurso financeiro: mediante disponibilidade.

Objetivo:

O apoio a projetos tem por base a Missão e a Visão da IECLB, respectivamente:

“Propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal na família e na comunidade e promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo”;

“Ser reconhecida como igreja de comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fidelidade ao evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à criação”.

Objetivos específicos:

Apoiar projetos que visam:

ü  Ampliação da ação missionária de Comunidades já estabelecidas que objetiva o seu fortalecimento para o anúncio do Evangelho.

ü  Ampliação da ação missionária de Comunidades já estabelecidas que objetiva a criação de uma nova Comunidade para o anúncio do Evangelho.

ü  Ampliação da ação missionária de Comunidade, Paróquia, Sínodo ou Instituição através de novas iniciativas tais como: capelanias da saúde, escolares, carcerárias, missão aos marinheiros, entre outras.

Marco Referencial:

O Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) tem como objetivo ampliar e consolidar a ação missionária da IECLB, ação esta articulada em quatro objetivos específicos: evangelização, comunhão, diaconia e liturgia. Estes, por sua vez, se relacionam com os eixos transversais da educação cristã contínua, da sustentabilidade e da comunicação. Este é o referencial para o planejamento da ação missionária, como também do processo de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de projetos missionários.

As Metas Missionárias 2019 - 2024, aprovadas no XXXI Concílio da Igreja/ 2018, serão consideradas como indicadores de avaliação dos projetos.

São requisitos para seleção:

Parecer do Conselho Sinodal cadastrado no Aplicativo de Gestão de Projetos.

Projeto inserido no planejamento do Sínodo.

Projeto proposto como resultado do planejamento comunitário e participativo da Comunidade já estabelecida segundo o roteiro de planejamento missionário.

Projeto que apresente um forte comprometimento da Comunidade e de suas e seus membros na execução do projeto.

Projetos elaborados e enviados a partir do Aplicativo de Gestão de Projetos.

Encaminhamento dos documentos solicitados:

ü  Planejamento missionário da organização proponente;

ü  Cópia de estatuto da organização registrado em cartório;

ü  Cópia da ata de eleição da diretoria atual;

ü  Cópia do Balanço Patrimonial do último período;

São requisitos para análise dos projetos:

Os Projetos devem ser elaborados a partir do roteiro de planejamento do PAMI, com objetivos quantificáveis e verificáveis, inclusive no que se refere a novos membros e arrecadação financeira, conforme resolução do Conselho da Igreja 027/2001, à  exceção de projetos de Capelanias quanto à meta de novos membros.

Os Projetos devem ter a perspectiva de tornarem-se autossustentáveis em um período de até seis anos (conforme resolução CI 027/2001).

Os Valores solicitados devem ser decrescentes que indiquem o processo de autossustentabilidade.

São requisitos para a criação de Novas Capelanias da Saúde:

Projetos de capelanias da saúde vinculados a uma Comunidade, Paróquia, Sínodo ou Instituição identificada confessionalmente, sempre com respaldo e apoio do respectivo Sínodo.

A existência de um grupo de apoio ao projeto, com a responsabilidade de acompanhar, monitorar e avaliar a execução do projeto.

A cidade-sede do projeto necessita ser polo na área da saúde, onde haja hospitais de referência, de especialidades médicas, de alta complexidade, que atraiam pessoas de várias cidades. O projeto deverá atender a este conjunto de hospitais.

O que acontece com o projeto depois que é enviado?

A equipe do Núcleo de Projetos examinará o projeto em conjunto com a Secretaria de Missão e demais Secretarias, e, se preciso, solicitará à organização proponente novas informações ou esclarecimentos sobre a proposta. O conjunto de projetos será encaminhado e analisado pelos órgãos competentes, conforme documentos normativos.

Como saber se o projeto foi aprovado?

A comunicação do resultado da análise e seleção dos projetos será enviada para o endereço eletrônico da organização proponente, com cópia ao respectivo Sínodo, a partir de 10/08/2021.

Acompanhamento e avaliação:

O acompanhamento dos projetos será feito pelo respectivo Sínodo com a assessoria da Secretaria de Missão e Núcleo de Projetos, por meio de contatos via e-mail, contatos telefônicos, visitas in loco, fotos, relatórios narrativos e relatórios financeiros.

Proveniência dos Recursos:

Todos os recursos direcionados para apoiar os projetos são providos a partir das Ofertas Nacionais, Campanha de Ofertas para a Missão Vai e Vem, Fundo de Fortalecimento da Ação Missionária e de Organizações e Igrejas Parceiras do exterior.

Aplicação de recursos financeiros e prestação de contas:

A prestação de contas do projeto deverá ser feita por meio de relatórios de monitoramento do plano de ação, narrativo e financeiro, semestrais.

ü O Relatório Narrativo e/ou de Monitoramento do Plano de Ação deverá demonstrar como estão sendo desenvolvidas as ações planejadas e como estão sendo alcançados os objetivos propostos. É a possibilidade de registrar as alegrias e conquistas da caminhada, mas também os desafios e dificuldades encontradas. Deverão ser anexadas fotos em boa qualidade devidamente identificadas, bem como outros materiais produzidos que ilustrem a execução do projeto.

ü O Relatório Financeiro deverá detalhar receitas e despesas de acordo com itens do plano de custos e financiamento. Deverá comprovar todas as receitas e despesas relacionadas ao projeto, não somente do valor do auxílio recebido. Neste relatório deverão ser anexadas todas as cópias dos comprovantes fiscais válidos (Nota Fiscal, Cupom Fiscal[1], Nota Fiscal de Serviço, RPCI – Recibo de Pagamento de Contribuinte Individual), que deverão ser guardados pela contabilidade pelo prazo mínimo de 05 anos após a finalização do projeto. Recibos simples não tem valor fiscal e não serão aceitos para fins de comprovação de gastos.

Observações finais:

O encaminhamento de projeto, mesmo que atenda a todos os requisitos solicitados, não garante a sua aprovação, devido ao limite de recursos disponíveis.

Terão prioridade de aprovação de auxílio os projetos que já estão em andamento.

Organizações que já tenham projetos em andamento, e que estejam com relatórios pendentes, não estão aptas para apresentar novos projetos.

Permanecem dúvidas? 

Escreva para secretariageral@ieclb.org.br

 

Porto Alegre, 8 de março de 2021.

 

P. Marcos Bechert

Secretário-Geral



[1] Cupons Fiscais só serão aceitos se estiverem identificados com CNPJ e Razão Social da organização executora do projeto.


 

 Veja também:

EDITAL DE PROJETOS I/2021 - Desenvolvimento da capacidade humana e institucional - Projetos de Estudo 

EDITAL DE PROJETOS III/2021 - Fortalecimento da Ação Comunitária


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Toda a vida dos crentes não é outra coisa senão louvor e gratidão a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br