Arquivo Histórico da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil


Rua Amadeo Rossi , 467 - Morro do Espelho
CEP 93001-970 - São Leopoldo /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 2111-1422
arqhist@est.edu.br
ID: 2535

Arquivo Histórico da IECLB é apresentado à comunidade após reforma

Espaço está sediado no quarto andar do Prédio H da Faculdades EST

19/04/2013

Arquivo Histórico da IECLB é apresentado à Comunidade após reforma
Arquivo Histórico da IECLB é apresentado à Comunidade após reforma
1 | 1
Ampliar

“Preservar a memória de uma Igreja não significa atrelá-la ao passado, mas fortificar os seus pilares constituintes e a sua identidade”, exaltou a Secretária Geral da IECLB, Diácona Ingrit Vogt, durante o ato de inauguração do espaço reservado ao Arquivo Histórico da Igreja, que passou por ampla reforma ao longo dos últimos meses.

Patrocinada pela Luterprev, a reforma contemplou a substituição do piso, a pintura das paredes internas e a instalação de aparelhos desumidificadores na área do acervo. Além disso, o espaço físico do arquivo foi praticamente duplicado a partir da incorporação das salas que até o ano passado foram ocupadas pelo escritório do Conselho de Missão entre Índios (COMIN). Aparelhos de ar-condicionado também foram instalados na área de trabalho e pesquisa.

O Arquivo Histórico da IECLB guarda exemplos da vida religiosa, cultural e diaconal cultivados nas comunidades, cabendo-lhe a função de preservar a memória de uma rica herança. “Ainda que os recursos sejam poucos entendemos que é importante deixar essa herança documentada e abrir o Arquivo a todas as pessoas que queiram conhecer melhor uma parte significativa da história do Brasil, aquela que diz respeito à imigração alemã e ao luteranismo em particular”, disse o responsável pelo espaço, Pastor Ms. Osmar Witt.

Vencido, ao menos temporariamente, o desafio do espaço físico, Osmar vislumbra para o futuro próximo a intensificação do trabalho de digitalização do acervo, o que garantiria uma maior disponibilização dos materiais arquivados.
Um segundo aspecto, vinculado ao primeiro, relata o arquivista, vai no sentido de promover atividades nas quais pessoas de nossas comunidades possam ser preparadas para o trabalho de preservação e guarda da memória histórica.

Na esperança de que sonhos sonhados juntos se tornem realidades, Osmar enfatizou que a IECLB merece um museu eclesiástico, bem como um acervo de fontes documentais sonoras, com gravações de entrevistas de personalidades que ajudaram a contar a história da Igreja.

Realizada na sexta-feira, 19, a inauguração do novo espaço do Arquivo Histórico contou com a presença do diretor da Luterprev, Everson Oppermann, do reitor da Faculdades EST, Dr. Oneide Bobsin, do presidente do Conselho de Administração da Faculdades EST, Sr. Hilmar Kannenberg, do Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, Edson Streck, do assessor da Presidência da IECLB, Pastor Dr. Romeu Martini, e do presidente da ISAEC, Pastor Arteno Spellmeier.

Aberto ao público desde 1998, o Arquivo Histórico da IECLB foi iniciado na década de 70, quando teve início o trabalho de recuperação de documentos pertencentes ao antigo Sínodo Rio-Grandense.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs
 


Autor(a): Micael Vier Behs
Âmbito: IECLB / Organismo: Arquivo histórico da IECLB
ID: 20611
Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Hebreus 13.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br