Capacitação de ministros e ministras e de lideranças comunitárias sobre violência doméstica no Sínodo Noroeste Riograndense

26/11/2020

Capacitação sobre violência doméstica - Sínodo Noroeste Rio-Grandense
Capacitação sobre violência doméstica - Sínodo Noroeste Rio-Grandense
Capacitação sobre violência doméstica - Sínodo Noroeste Rio-Grandense
Capacitação sobre violência doméstica - Sínodo Noroeste Rio-Grandense
Capacitação sobre violência doméstica - Sínodo Noroeste Rio-Grandense
Capacitação sobre violência doméstica - Sínodo Noroeste Rio-Grandense
1 | 1
Ampliar

 

Neste ano de 2020, o Sínodo Noroeste Riograndense está desenvolvendo o Projeto “Cada Casa um lar: violência doméstica é pecado”. O objetivo é capacitar ministros/ministras e lideranças das comunidades do Sínodo Noroeste Riograndense para diagnosticar, dar visibilidade às situações de violências, acolher, apoiar e ainda, ser um elo no combate à violência familiar, em especial, às mulheres em situação de violência. Este projeto é realizado pelo Sínodo em parceria com o Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, Fundação Luterana de Diaconia – FLD e da Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias da IECLB.

A Faculdades EST, por meio do Programa de Gênero e Religião, foi convidada pelo Sínodo Noroeste Riograndense para organizar dois cursos de formação (previstos no projeto) que foram desenvolvidos em parceria com a FLD e Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias da IECLB.

- Curso de Formação de Ministros e Ministras: “Violências contra as mulheres e o papel de ministras e ministros” (10 h/a). Este curso, iniciado no mês de setembro de 2020, foi realizado com objetivo de capacitar ministros e ministras para atuar com base em referenciais bíblico-teológicos na prevenção, proteção e encaminhamento de mulheres, em situação de violência doméstica, bem como na identificação e construção de estratégias de apoio a superação de todas as formas de violência doméstica e familiar. Participaram do curso 27 ministros e ministras.

- Curso de formação de lideranças comunitárias: “Atuação de lideranças comunitárias na superação da violência contra as mulheres” (10 h/a). Este curso teve início em outubro de 2020 e teve como objetivo de capacitar lideranças comunitárias para atuar, com base referenciais bíblico-teológicos, na prevenção, proteção, acolhimento e encaminhamento de mulheres em situação de violência doméstica, transformando grupos e comunidades em espaços seguros. Participaram, em média, de cada módulo entre 25 e 30 lideranças comunitárias.

Em novembro, ocorreu um encontro conjunto de ministras e ministros e lideranças comunitárias com objetivo de construir estratégias comunitárias de apoio à superação de todas as formas de violência doméstica e familiar. O P. Fábio Bernardo Rucks, Vice-Pastor Sinodal do Sinodo Noroeste Riograndense, que participou de ambos os cursos, juntamente com o P. Sinodal Vilson Emilio Thielke, destacou:

Os cursos oferecidos permitiram uma reflexão que indica para uma ação diaconal urgente de um posicionamento e de combate à violência doméstica, a partir da motivação bíblica e teológica. Numa articulação sinodal será possível criar estratégias de atuação, que vão desde processos de conscientização comunitária até a criação de grupos de apoio às vítimas de violência.”

Sobre os cursos, a Pa. Ligiane Taiza Müller Fernandes, coordenadora do Projeto Cada Casa Um Lar, destacou:

Um passo importante para o fortalecimento na caminhada foi dado, com os seminários de formação nos unimos com colegas de ministério e lideranças para buscar conhecimento sobre o tema e também despertar nosso olhar para as situações de violência a nossa volta. Sonhamos como sínodo, e vamos firmando nossos passos nesta direção, em sermos um elo forte na rede de superação da violência contra a mulher, pois acreditamos que nosso discurso e nossa prática tem papel importante nesse processo.”

O Programa de Gênero e Religião agradece ao Sínodo pelo convite para a realização do curso, à Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias da IECLB e à Fundação Luterana de Diaconia (FLD) pela parceria, às ministras e ministros e lideranças comunitárias que participaram do curso e às assessoras e assessores, pelo trabalho realizado. Os cursos foram coordenados pela pastora Marli Brun e pela pastora Marcia Blasi. Participantes dos cursos ainda foram convidados e convidadas a realizar, no ambiente virtual da Faculdades EST, o curso Questões de Gênero na Vida Comunitária, a ser concluído até o final de novembro deste ano.

O projeto “Cada Casa Um Lar” é decorrente do compromisso da IECLB e do Sínodo com fim da violência doméstica e familiar, que atinge especialmente as mulheres, crianças, pessoas com deficiência, pessoas idosas no Brasil e no mundo. Em 2020, a IECLB, através da Coordenação de Gênero, Gerações e Diaconia da IECLB, lançou a Campanha Por um Lar sem Violências com objetivo de fortalecer a Ação Missionária da igreja na promoção da vida digna e superação da violência doméstica e familiar, contribuindo para que a Igreja se torne uma referência na construção da paz.

(Texto: Pa. Marli Brun – Programa de Gênero e Religião – Faculdades EST)
   

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br