Casa Meribá - Chapada dos Guimarães - MT



Avenida Penhasco , 1300 Bom Clima
CEP 78195-000 - Chapada dos Guimarães /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 3301-3178
maribachapada@gmail.com
ID: 2315

Curso na Chapada dos Guimarães prepara Pastores e Pastoras em funções de liderança

03/03/2016

Participantes do Curso
Auditório da Casa Meribá
Casa Meribá na Chapada dos Guimarães - MT
1 | 1
Ampliar

A Pousada Meribá, na Chapada dos Guimarães, recebe os participantes do Curso de Capacitação qualificada de Líderes desde o último dia 28 de fevereiro e se estende até o dia 4 de março. Em sua saudação, o Secretário do Ministério com Ordenação destacou que o Curso é o primeiro de diversos previstos para os próximos 3 anos que integram o Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras da IECLB, uma das prioridades da IECLB aprovadas no Concílio de Rio Claro em 2014. O objetivo do programa é permitir que ministros e ministras tenham a oportunidade de atualização teológica, refletir sobre mecanismos de mediação de conflitos, e, sobretudo, levar a uma reafirmação do ministério na Igreja.

A primeira meditação do dia foi dirigida pelo P. Sin. Geraldo Graf, a partir do lema da semana, de Filipenses 2.8: “Ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz.” Contou a história de um rabino e um cético que viviam em determinada cidade. Dizia-se que o rabino, a cada manhã ascendia aos céus para se encontrar com Deus. O cético seguiu o rabino na madrugada pois queria desmascará-lo, viu que adentrou no mato, juntou lenha seca e levou-a a uma casa de viúva, acendendo o fogo da casa. Na volta, testemunhou aos moradores da cidade que dizer que o rabino ascende aos céus é pouco. Enfatizou que sempre buscamos a Deus no alto, na glória. O versículo bíblico, no entanto, lembra que Deus desce. O rabino também encontrou Deus numa casa humilde, onde se colocou a serviço de Deus, e podia servir a Deus auxiliando a pessoa que necessitava. Enfatizou que devemos procurar Deus onde o amor é necessário. Percebemos um Deus que desce para buscar o ser humano na profundidade, lá o amor de Deus se manifesta com mais força.

A primeira parte do Curso, dirigido pela Pa. Mariane Beyer Ehrat, foi dedicada ao tema “Como eu cresci – como vim a ser quem eu sou”. O estudo permitiu que cada participante pudesse fazer a memória de sua história e de seu ministério. A sequência buscou delinear o estilo pessoal de atuação assim como o da equipe com quem se trabalha. O trabalho objetiva entender melhor os dons que desenvolvidos e aqueles que podem ser incentivados.

A meditação do dia 1 de março foi dirigida pelo P. Sin. Gilciney Tetzner. Foi desenvolvida a partir de Ef. 2.8: “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus.” Tematizou o Tema e Lema do Ano da IECLB: “Pela graça de Deus, livres para cuidar” e “Buscai o bem e não o mal”. A partir do Tema da Federação Luterana Mundial, “A Salvação, as Pessoas e a Natureza não estão à venda”, mostrou como denúncia os dados onde pessoas, natureza e salvação são negociados. Disse que nesta realidade os 72 milhões de luteranos espalhados pelo mundo tem uma tarefa estratégica em auxiliar a mudar esta realidade a partir de sua fé.

Sobre o Curso

O Curso de Capacitação qualificada de Líderes quer auxiliar o Pastor e a Pastora Sinodal e assim como aos e às Vices no exercício de suas tarefas. Pretende ajudar estudando mecanismos e caminhos na busca da solução de conflitos e maior eficiência no exercício de suas funções. O curso visa estimular o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal e o trabalho em equipe. Além disso, trabalha a postura da pessoa no seu exercício de liderança, o estilo de liderança da equipe, a mediação e resolução de conflitos, o planejamento e a organização, na área pessoal e ministerial.
O curso foi criado na Alemanha no Centro Evangélico regional da Costa Oeste, junto ao Christian-Jensen Kolleg em Breklum. Os idealizadores do Curso, o

Diác. Christoph von Stritzky e o P. Dr. Kai-Ulrich Bronk, viram a necessidade de qualificar mais as lideranças em suas funções e atribuições. Eles perceberam que muitos conflitos eram gerados porque as lideranças ou não lideravam ou o faziam de modo inadequado. Foi assim, que em 1997 este curso surgiu na Alemanha e continua com as inscrições lotadas em suas ofertas.

O Curso no Brasil

A Pastora Mariane Beyer Ehrat, quando na função de Pastora Sinodal no Sínodo Vale do Itajaí, participou do curso no programa de intercâmbio denominado “Estudo autoprogramado” em 2006. A seu convite , já em 2008 os idealizadores do vieram ao Brasil para introduzi-lo aqui. Após a realização de 3 projetos-piloto, o Curso recebeu autorização para ser ministrado no Brasil. Desde então, sempre em três etapas, tem sido realizado em diversos Sínodos.

Participantes

Participam desta etapa: P. Sinodal Dalcido Gaulke e Pa. Vice Sinodal Patrícia Bauer do Sínodo Brasil Central, P. Sinodal Nilo Orlando Christmann e Pa. Vera Lúcia Engelhardt do Sínodo Mato Grosso, P. Vice Sinodal Robson Luis Neu do Sínodo Nordeste Gaúcho, P. Vice Sinodal Elói Bruno Neuhaus do Sínodo Noroeste Riograndense, P. Sinodal Odair Airton Braun e P. Vice Sinodal Célio Reni Seidel do Sínodo Paranapanema, P. Sinodal Geraldo Graf do Sínodo Sudeste, P. Sinodal Gilciney Tetzner do Sínodo Vale do Taquari, P. Marcos Bechert da Secretaria do Ministério com Ordenação e Pa. Mariane Beyer Ehrat, que ministra o Curso. A segunda etapa será realizada entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro em Campinas.
 

Eu anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
Salmo 35.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br