Celebração de Jubileus



ID: 2880

110 anos de presença Luterana em Ernestina/RS

Paróquia de Ernestina - Ernestina/RS

27/06/2019

1 - Primeira Igreja da Comunidade - 1930
2 - Igreja atual da Comunidade - Inaugurada em 27 de fevereiro de 1977
3 - Centro Comunitário
Cantata Natalina
Celebração Ecumênica em Homenagem ao Col. e Mot.
Celebrando o seu centenário em 2009
Culto Festivo com participação do Coral Municipal
Culto Festivo
Estudo Bíblico
Festa anual 2018
Grupo da OASE em 2015 - 80 anos de fundação
Pa. Margarete Cristina Witter
Tradicional Festival do Chopp
Vista àerea do Município de Ernestina
1 | 1
Ampliar

A mais de um século os membros luteranos estão presentes na cidade de Ernestina/RS, pequena cidade do interior do norte do Estado do Rio Grande do Sul.
A comunidade foi fundada em 27 de junho de 1909, durante a colonização da colônia Dona Ernestina, formada por descendentes de alemães.
Inicialmente teve como primeiro nome Comunidade Evangélica Vista Alegre – Dona Ernestina. Com o passar dos anos e com as mudanças na localidade de colônia para distrito, seguido para vila e por último município, optou-se em alterar o nome para Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ernestina.
Foram muitos os desafios enfrentados pelos bravos imigrantes alemãs que tiveram a coragem de iniciar do nada uma comunidade, onde na época os recursos eram poucos, mas a sua fé era maior que as dificuldades.
Durantes estes 110 anos de fundação, os membros da Comunidade de Ernestina já superaram a falta de pastores, poucos recursos financeiros e até mesmo superaram a dor da perda trágica de um pastor querido por todos.
A comunidade leva a Palavra de Deus a seus membros através da realização de dois cultos mensais, encontros bíblicos, culto infantil, encontros da OASE, ensino confirmatório e visitas aos membros.
Outra marca da comunidade é o ecumenismo com a igreja católica, onde destacamos a celebração ecumênica em homenagem aos colonos e motoristas tradicionalmente realizada no mês de julho, sendo celebrada um ano em cada uma das igrejas.
Neste ano (2019) o aniversário de 110 anos da Comunidade foi lembrado pelos membros durante a realização do culto do último dia 16 de junho, que foi celebrado pela Pa. Margarete Cristina Witter onde os membros cantaram antecipadamente os parabéns, sendo que no final do culto foi servido bolo aos presentes.
Atualmente a Comunidade de Ernestina é a comunidade mais antiga e com o maior número de membros da Paróquia de Ernestina, contando com 230 famílias, que se sentem agradecidos a Deus por poderem comemorar a história, o trabalho e o testemunho de fé de seus antepassados.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br