Celebração de Jubileus



ID: 2880

Paróquia luterana de Castro comemora 120 anos em dezembro

01/12/2019

Castro
CastroI
CastroII
CastroIII
CastroIV
1 | 1
Ampliar

A Paróquia Evangélica Luterana de Castro celebrou 120 anos de existência no primeiro dia de dezembro de 2019. O culto aconteceu no Parque de Exposições Dário Macedo e reuniu 341 pessoas. A ocasião contou com a presença da pastora presidente da IECLB, Silvia Genz, do pastor 1º vice-presidente da IECLB, Odair Braun e de representantes de igrejas cristãs irmãs da cidade.

De acordo com registros da comunidade, os primeiros alemães luteranos chegaram na cidade de Castro em 1880 com o objetivo de desenvolver pequenas e médias propriedades, abastecendo o mercado interno da região na época. No entanto, foi só no primeiro domingo de Advento de 1899 que luteranos da cidade se reuniram nas dependências da Igreja Presbiteriana e criaram a Paróquia Alemã Luterana do Advento, conhecida hoje como Paróquia Evangélica Luterana de Castro e que conta, atualmente, com três comunidades e um ponto de pregação, totalizando cerca de 500 membros.

Para a pastora Bianca Bartsch, atual ministra da paróquia de Castro, os desafios comunitários são diversos e diários. “A contextualização das Escrituras para atualidade, sem perder o conteúdo do Evangelho é o grande desafio. Também a conscientização missionária da comunidade, chamada a ser Igreja para os outros” comenta. Pa. Bianca ressalta que no momento a comunidade reúne esforços para implantar o Planejamento Missionário da Comunidade e também para arrecadar fundos para a revitalização do templo em Castro. “Sinto-me honrada em servir junto à comunidade em uma data tão significativa. É uma honra ser a primeira ministra a atuar na paróquia e espero que o Senhor possa me usar como instrumento do Seu querer”, comemora a pastora.

Além da celebração dos 120 anos, a presidência da IECLB aproveitou a oportunidade para lançar oficialmente o tema da igreja em 2020: Viver o Batismo. De acordo com a pastora presidente, Silvia Genz, comemorar o aniversário da paróquia e lançar o tema do ano em Castro foi especial. “E o tema tem tudo a ver com começo de comunidade porque é exatamente no batismo que nós somos abraçados por Deus para começar a nossa vida de fé”, destaca Pa. Silvia.

Também representando a presidência da igreja, o pastor sinodal Odair Braun reconhece os esforços dos imigrantes que lutaram com coragem e ousadia na criação e continuidade da comunidade luterana na cidade. “Nesse sentido, comemorar 120 anos é dar graça, louvar e bendizer a Deus que esteve junto dessas famílias que aqui chegaram e todos aqueles e aquelas que não mediram esforços ao longo desses anos de história”, afirma. Para Braun, a ocasião traz alegria e expressa a confiança de que Deus vai continuar ao lado das pessoas que se reúnem e vivem em comunidade.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Dêem graças a Deus, o Senhor, porque Ele é bom e porque o seu amor dura para sempre.
Salmo 118.1
REDE DE RECURSOS
+
Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br