Celebração de Jubileus



ID: 2880

Pouso redondo, Comunidade que há um século está servindo a Deus!

08/12/2019

AtualTemplo
Comunidade
Homenageados
Mimos
TemploAntigo
1 | 1
Ampliar

Aos 8 dias de dezembro do ano de 2019, a comunidade de Pouso Redondo – SC comemorou os 103 anos de atividades religiosas, segundo o a crônica escrita pelo P. Henrich Radlach, a qual foi traduzida pelo Sr. Walter Bauchpiess e o P. Nelson Weingaertner .
 Coloco de forma breve e generalizada o contexto de nossa comunidade em seus primórdios (em anexo, texto completo), pois, afinal “Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a Palavra de Deus” (Hebreus 13.7). No início a região (2ª região Eclesiástica) era atendida de Blumenau por “Reiserprediger”, posteriormente, fomos atendidos pela paróquia de Bela Aliança (Rio do Sul), depois, devido as estradas Mirim Doce continuou pertencendo a Rio do Sul e Pouso Redondo com Rio de Traz pertenceram a Trombudo Central (1940-1946). Por último, as três comunidades tornaram-se parte integrante da paróquia de Taió. Mas, como desde 1950 já havia um forte desejo por tornar-se paróquia independente; isso veio a ser realizado em 1986 com a criação do pastorado em Pouso Redondo, em 1988 com o preenchimento da vaga e em 1989 com a criação e homologação da nova paróquia .
 Desde a primeira atividade religiosa registrada, os batismos de 1916 que possivelmente aconteceram fora do templo, já que o primeiro templo comum denominado “Evangelisch Kirchengemeinde Pombas” só foi registrado a partir de 1923, com a doação do terreno feita pela família Reif. Conforme o relato de alguns membros, esse primeiro templo foi construído com madeira com a parte frontal voltada para a direção da BR 470, possuindo um acesso lateral por um portão, onde hoje é, aproximadamente, a garagem da casa pastoral, a comunidade não era muito grande, mas com sua simplicidade mostrava-se muito acolhedora.
Com o crescimento da comunidade e o desejo de serem paróquia independente mais tarde, começa-se a pensar nas melhorias que podem ser feitas na construção e administração do espaço em que se encontra a comunidade. No entanto, para que o crescimento fosse possível era necessária a ajuda e colaboração dos membros. Que não faltaram com o apoio, auxiliando assim em várias modificações do templo, desde a nova construção com alvenaria à retirada da torre que estava junto ao templo para um espaço ao lado. Movidos pela fé e a união, o propósito de servirem a Deus em um local comum a comunidade vivia em comunhão constante pelas promoções (festas) feitas em prol do convívio e da manutenção da comunidade.
Quanto às atividades realizadas nesta comunidade desde o início foram: Coral, Culto Infantil, Juventude Evangélica, Ensino Confirmatório e OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas). Estas atividades, principalmente, e ainda outras fizeram e fazem parte do cotidiano da Comunidade Luterana de Pouso Redondo.
“A doação e o voluntariado fizeram muito pela igreja, pela sociedade e pela cidade de Pouso Redondo. Encerro com a frase que está em nosso templo: ‘Jesus pôs-se no meio e disse-lhes: paz seja convosco’ ”.
Queremos agradecer aos nossos ancestrais por seu empenho e pela história que nos legaram. E a Deus, nosso Criador, doador e mantenedor da vida, a Jesus nosso salvador, e ao Espírito Santo, Consolador, a ele seja toda a honra e toda glória. Amém.

 


Autor(a): Daniel do Nascimento
Âmbito: IECLB / Sinodo: Centro-Sul Catarinense / Paróquia: Pouso Redondo (SC)
Área: Celebração / Nível: Celebração - Jubileus
Testamento: Novo / Livro: Hebreus / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 7
ID: 54835

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
REDE DE RECURSOS
+
Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br