Música na IECLB


Conselho de Música do Sínodo Rio Paraná realiza Seminário on-line

“Teoria Musical: primeiros passos para desvendar partituras” foi a temática abordada

29/05/2022

Com o objetivo de aperfeiçoar o dom da música junto às pessoas e grupos que conduzem a vida musical nas comunidades, o Conselho Sinodal de Música realizou em 29 de maio um seminário on-line trabalhando com o tema “Teoria Musical: primeiros passos para desvendar partituras”.

Pastor Alexander Busch iniciou o encontro, destacando a palavra bíblica de 1Co 14.7-8: “Se os sons da voz humana, da flauta e da harpa não saírem com toda a clareza, como poderá alguém saber o que está sendo tocado em um ou outro desses instrumentos? Se quem toca a trombeta que convoca para a guerra não der um som bem claro, quem se preparará para a batalha?”. Em sua reflexão, P. Alexander mencionou a importância das lideranças musicais em cantar e tocar bem, com clareza e boa qualidade, para que os sons produzidos sejam compreendidos pela comunidade. Para tanto, o dom da música repousa sobre um tripé: o emocional, o intelectual e o corporal. A parte emocional consiste nas emoções que uma melodia gera tanto em quem faz como em quem ouve a música. O intelectual se refere ao conhecimento teórico necessário para entender e, portanto, interpretar bem uma peça musical. O corporal é o conhecimento e preparo físico do próprio corpo tanto para cantar ou tocar um instrumento. Estes três elementos juntos resultam numa boa música que muito ajuda em conduzir a comunidade no louvor a Deus e meditação na sua Palavra.

A seguir, a palestrante Professora Daniela Weingärtner, de Blumenau-SC, dirigiu a reflexão, de forma bastante didática e acessível. Daniela lembrou que a intenção de enfatizar a boa música na comunidade não é produzir uma equipe de músicos profissionais, mas sim, ter pessoas que aperfeiçoam o dom que Deus lhes deu, e, portanto, melhor capacitadas para conduzir a música nas comunidades. A teoria musical é certamente o elemento intelectual da música, indispensável para a leitura e compreensão de uma partitura de música. Mesmo que as pessoas tenham um bom ouvido para cantar e tocar, quando elas aprendem a ler e interpretar os sinais escritos na partitura, isso lhes abre novos horizontes e lhes dá maior segurança e autoridade para conduzir uma peça musical. E de fato, usando exemplos práticos do novo Livro de Canto da IECLB, Daniela expôs ao grupo como um conhecimento básico de teoria nos ajuda a entender e cantar melhor os hinos.

O Seminário on-line finalizou com o desafio de continuar aprendendo mais sobre teoria musical, a fim de aperfeiçoar o dom da música e o trabalho musical nas comunidades. Pois a Música na IECLB é certamente uma expressão da nossa fé e identidade, e do nosso louvor e gratidão a Deus.

A formação pode ser acompanhada na íntegra. Veja abaixo.

P. Me. Alexander Roberto Busch

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Maripá - PR


Autor(a): P. Me. Alexander Roberto Busch
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio Paraná
Área: Celebração / Nível: Celebração - Música
ID: 67223
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A vida cristã não é mais do que Batismo diário.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br