Música na IECLB


Reunião do Conselho Nacional de Música da IECLB

Música em Tempos de Coronavírus

04/06/2020

 

No dia 04 de junho, o Conselho Nacional de Música se reuniu virtualmente, para discutir questões referentes à prática musical nas comunidades durante e após a Pandemia.

Estudos referenciados internacionalmente indicam cuidados a ser tomados na prática do canto comunitário, bem como no retorno aos diferentes trabalhos de grupos. Quando do retorno de atividades presenciais, tais estudos não poderão ser negligenciados.

Na reunião, após a meditação inicial, o grupo de representantes titulares e suplentes dos Sínodos teve a oportunidade de partilhar as práticas que estão ocorrendo virtualmente. Em seguida, o Mus. Dr. Marcell S. Steuernagel, atualmente trabalhando em instituição superior de Música Sacra nos EUA, trouxe um relato das perspectivas para o canto coral naquele país.

A coordenadora de Música da IECLB, Mus. Dra. Soraya Heinrich Eberle, apresentou os resultados de estudo trazendo as implicações e perigos do canto comunitário, canto coral, execução de instrumentos de sopro para a disseminação do Covid-19. Da mesma forma, se refletiu sobre os cuidados que se deve ter nos cultos online e nas chamadas lives.Também foram apresentadas possibilidades, tanto para o momento quanto para o retorno. O grupo discutiu os temas apresentados e propos encaminhamentos.

O CNM entende que a música se torna ainda mais importante e significativa em tempos de distanciamento social. E, com isso, também as pessoas que realizam a música percebem seu papel de servir às comunidades e pessoas. Mas, como pessoas preocupadas com a promoção e cuidado com a vida, o grupo sente-se na responsabilidade de realizar alertas e indicar caminhos viáveis e seguros.

O Conselho Nacional de Música, baseado nas evidências científicas, motiva musicistas, pessoas voluntárias que atuam na música em suas comunidades, ministros e ministras a buscarem informações específicas para este tema e ficarem alertas às medidas de distanciamento (no caso do canto e instrumentos de sopro, no mínimo 3 m), evitar grupos reunidos e estimular o uso de máscaras, entre outros cuidados.

Estiveram presentes na reunião ainda o Secretário de Ação Comunitária P. Olmiro Ribeiro Júnior, os pastores sinodais P. Afonso Adolfo Weimer (Sínodo Rio Paraná), Pa. Patrícia Bauer (Sínodo Brasil Central), P. Jair Luiz Holzschuh (Sínodo Uruguai), além das Pastoras Orientadoras de Conselhos Sinodais de Música Vera Maria Immich (Sínodo Paranapanema) e Manuela Letícia Marezani Schwingel (Sínodo da Amazônia).

De forma muito especial, o grupo se sentiu abraçado e acolhido na oração final, conduzida pela P. Sinodal Patrícia Bauer.

Nos próximos dias, o grupo se reunirá novamente, para continuar a elaboração de orientações às comunidades e musicistas e a discussão sobre o tema.

Texto: Mus. Dra. Soraya Heinrich Eberle
Coordenadora de Música da IECLB.

Veja o Documento:

Música em Comunidades frente à Pandemia do Covid-19: Orientações para cultos online, lives e retorno aos cultos presenciais.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br