Sínodo Centro-Campanha-Sul



Rua Pastor Laechler , 606
CEP 96820-090 - Santa Cruz do Sul /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3717-3612 | (51) 3717-3898 | (51) 9966-43472 | (51) 9804-12727
sinodo@sinodoccs.com.br
ID: 6

Pequeno histórico da Comunidade da IECLB em Santana do Livramento/RS

03/04/2019

IECLB Livramento 1
IECLB Livramento 2
IECLB Livramento 3
IECLB Livramento 4
IECLB Livramento 5
IECLB Livramento 6
IECLB Livramento 4
IECLB Livramento 5
IECLB Livramento 6
IECLB Livramento 6
1 | 1
Ampliar

Foi no último trimestre de 2016 que tudo começou. Entramos em contato com o Pastor Bruno Bublitz, então pastor Sinodal do Sínodo Centro – Campanha Sul, em conversas informais por e-mail. O desejo e a necessidade de uma comunidade de fé na fronteira Brasil-Uruguai, em Santana do Livramento- RS, nos impulsionaram em busca de orientação.
Estávamos “à deriva” já há três anos, pois anteriormente havia uma parceria da IECLB com a Iglesia Luterana del Uruguay, a qual frequentávamos. Desfeita a parceria, estávamos sem comunidade de fé.
O Pastor Bruno se dispôs a vir fazer uma conversa inicial com algumas pessoas que conseguimos contatar. Com muita disposição, em março de 2017 aconteceu nosso primeiro encontro, na casa de futuros membros. Éramos poucos, algumas pessoas, mas sedentos da palavra e de viver em comunidade.
Começamos a revezar o local dos cultos, cada vez na casa de uma família, para que todos se sentissem participantes ativos. Aos poucos mais pessoas foram se agregando.
Em julho de 2018, para nossa alegria, estávamos em um número de pessoas que nossas casas não comportavam mais! Então uma família dispôs de um espaço próprio para que pudéssemos nos encontrar sempre no mesmo local. Desde então temos um salão cedido para nossos encontros.
Nos primeiros cultos improvisamos um altar. Cada casa arrumava uma vela, uma flor. Surgiu a ideia de fazer os elementos do altar com materiais que simbolizassem a fronteira. Assim, um membro fez uma cruz de madeira de trama, próprio da fronteira. Ficou especial! Hoje já temos também um castiçal de trama e um cachepô de mosaico para as flores, confeccionado pelos membros.
Em dezembro de 2017 fizemos nosso encontro com uma confraternização de Advento, muito especial! Começando a pensar como comunidade ativa e dinâmica!
Em 2018 tivemos três confirmandas! Foi um trabalho intenso e bacana, no qual o Pastor Bruno vinha a cada mês trabalhar algumas horas com as meninas. O trabalho frutificou, foram confirmadas e hoje estão firmes na fé e no trabalho voluntário com a comunidade através do culto infantil.
A confirmação aconteceu em 23 de dezembro de 2018, no templo gentilmente cedido pela comunidade de Rivera – UY. Foi uma celebração especial, com presença de familiares das confirmandas, e também de despedida do pastor Bruno e sua querida esposa Ângela, que sempre o acompanhou à nossa pequena comunidade. Fica nosso eterno agradecimento!
No início de dezembro de 2018 aconteceu também a primeira benção matrimonial celebrada em Santana do Livramento nesta nova comunidade.
No ano de 2018 foram muitas as conversas sobre nos tornarmos efetivamente uma comunidade. No segundo semestre o pastor Bruno trouxe a proposta de nos tornarmos ponto de pregação da comunidade de Dom Pedrito, pertencente à Paróquia Evangélica Fronteira Oeste, há cerca de 100km de Santana do Livramento. Intermediados e motivados pelo pastor Bruno, decidimos em consenso que aceitávamos a proposta. Assim sendo, desde janeiro de 2019 somos a Comunidade IECLB Livramento, oficialmente um ponto de pregação de Dom Pedrito, e seremos acompanhados com muita alegria pela pastora Vivian Raquel Gehrke, que chegou nos motivando e disposta a caminhar conosco.
São muitos os desafios e também os receios. Ficamos responsáveis por um valor de contribuição para a paróquia. Nos assusta! Estamos engatinhando, somos poucos, mas temos o desejo real de viver em comunidade e professarmos nossa fé em palavras e ações, parafraseando Lutero. Então, com muita alegria, no dia 20 de março passado elegemos nossa primeira diretoria!
A partir de agora, temos que fazer missão. Sermos responsáveis por nós mesmos, para que todos se sintam à vontade e atuantes na nossa comunidade de fé; por descobrirmos e convidarmos pessoas que queiram caminhar conosco; por ampliarmos as possibilidades de professarmos nossa fé.
Que Deus nosso Senhor caminhe conosco e sobre nós derrame Sua benção!

Jaqueline dos Santos Trevisan
Santana do Livramento/RS
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Tessalonicenses 5.18
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br