Paróquia em Colatina

Sínodo Espírito Santo a Belém


Rua Álvaro Antolini , 68 - Vila Nova
CEP 29702-090 - Colatina /ES - Brasil
Telefone(s): (27) 3722-4470 | (27) 3722-5320
ieclbcolatina@gmail.com
ID: 114

35 anos da Paróquia de Colatina e 25 anos de Ministério Pastoral

20/09/2011

1 | 1
Ampliar


No dia 31 de julho de 2011, na comunidade de Cascatinha do Pancas, os membros das comunidades da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Colatina celebraram, em culto de Ação de Graças, os 35 anos da Paróquia e os 25 anos de pastorado do Pastor Leonardo Ramlow, todos exercidos nesta Paróquia.

Contamos com a presença do Pastor Sinodal Joaninho Borchardt; Pastor Vice-sinodal, Lourival Ernesto Fehlberg (Pastor na Paróquia de Colatina, de fevereiro de 1982 a julho de 1986); Pastor Geraldo Graf e esposa (Pastor na Paróquia de Colatina, de fevereiro de 1993 a julho de 2008); Pastor Enio Fuchs (Pastor em Pancas); Pastores em Colatina, Leonardo Ramlow (desde 01.08.86), Ismar Schiefelbein (desde 15.09.2003) e Luciano Ribeiro Camuzi (desde 01.07 de 2010).

Às 7:30 horas chegaram as caravanas das comunidades, recebidas com calorosa recepção e com um gostoso café comunitário, servido a partir das 8:00 horas. Às 9:30 horas deu-se início à celebração. A saudação inicial foi conduzida pelo Presidente da Paróquia, Levino Schulz. A liturgia foi presidida pelos pastores presentes. A pregação foi proferida pelo Pastor sinodal, que fez uso do texto bíblico de Ezequiel 3.17-21, salientado que a tarefa da comunidade e de seus pastores é a de serem bons sentinelas do mandato divino.

A celebração tornou evidente o quanto Deus tem abençoado a caminhada histórica da Paróquia e de seus obreiros, demonstrando a importância do testemunho e do trabalho Pastoral do Pastor Leonardo Ramlow.

A celebração contou com a presença de oito Grupos de canto, de diferentes comunidades que compõem a Paróquia. O evento contou com a participação dos diferentes grupos de trabalho desenvolvidos na Paróquia Num momento específico, oram feitas homenagens ao P. Leonardo, pelos 25 anos de ministério.

Após o culto, foi servido o almoço. A tarde foi animada com uma seresta, palpite da linguiça em metro, churrasco, bolo, e sorteio de prêmios.

A partir das 16:00 horas, após um belo dia celebrativo, com a presença de mais de 700 pessoas, as caravanas retornaram motivadas e animadas para as suas comunidades, felizes por poderem servir a Cristo ao longo dos últimos 35 anos, nesta Paróquia.

Diretoria Paroquial



PARÓQUIA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA EM COLATINA
1976 - 35 ANOS A SERVIÇO DE JESUS CRISTO - 2011

...UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA:

Os trabalhos da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Colatina foram iniciados no dia 15 de janeiro de 1976, com a junção de 8 comunidades, de 3 paróquias: Tancredinho, Córrego Estrela, Córrego da Ponte (Paróquia de Palmeira), Piabas (Paróquia de Baixo Guandu), São Silvano, São João Pequeno, Cascatinha e Benvindo (Paróquia de São Bento), num total de 263 famílias. O 1º pastor foi Waldir Berger.

Em agosto de 1979, foi inaugurada a igreja de Monte Alverne, desmembrada de São João Pequeno. A partir de fevereiro de 1981, mediante a saída do Pastor Waldir, as comunidades foram atendidas pelos então estudantes de teologia, Siegmund Berger, Joaninho Borchardt e pelo pastor Ido Port, de São Bento. Em fevereiro de 1982, o pastor Lourival Fehlberg assumiu a Paróquia de Colatina, atuando até julho de 1986. Na época, a comunidade de São Silvano transformou-se em ponto de pregação e surgiu a comunidade de Colatina. Em 01 de agosto de 1986, chegou o pastor Leonardo Ramlow. A Paróquia contava com 380 famílias. Surgiu a comunidade de Santa Joana, desmembrada de Córrego Estrela.

Em maio de 1993 foi criado o segundo pastorado. A Paróquia de São Bento (atual Paróquia de Pancas) cedeu duas comunidades (total de 125 famílias): São Pedro e Córrego Espinho. Na época, a paróquia passou a ter 635 famílias. O segundo pastorado foi assumido pelo pastor Geraldo Graf. Entre 1993 e 2011 foram criadas as comunidades de São Roque de Canaã, Córrego do Almoço, Aeroporto e Córrego Chapéu. Em 2002 foi criado o terceiro pastorado, assumido desde Setembro de 2003 pelo pastor Ismar Schiefelbein. Com a saída do pastor Geraldo Graf, em agosto de 2008, a vaga veio a ser preenchida em julho de 2010, pelo pastor Luciano Ribeiro Camuzi. Atualmente, a Paróquia é composta por 16 comunidades e 890 famílias. Contamos com um projeto de criação de uma nova comunidade no bairro Colúmbia, temos um amplo terreno no bairro Anchieta, onde sonhamos construir um Centro Comunitário. A área geográfica da Paróquia de Colatina abrange os municípios de Colatina, São Roque de Canaã, Governador Lindenberg e parte de Pancas. A atual diretoria da Paróquia é composta: Presidente: Levino Schulz; Vice-Presidente: Elias Braun; Tesoureira: Ivane Ohnesorge Rucci; Vice-Tesoureiro: Levi Kipert Strelhow; Secretária: Neide Mª Milbratz Wagner; Vice-Secretária: Ivane Frolich Braun.

Pastores: Leonardo Ramlow, Ismar Schiefelbein e Luciano Ribeiro Camuzi.















 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
Marcos 12.30
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br