IECLB e Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo


ID: 2746

Igrejas ainda reproduzem padrões estéticos e comportamentais "europeizados"

02/06/2010

Participantes do III Encontro Afro Cristão, reunidos na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo, discutiram, entre 28 e 30 de maio, questões pertinentes à auto-estima das negras e negros cristãos, suas características biológicas e psicológicas, a auto-aceitação e como são aceitos na sociedade e no contexto das igrejas.

Segundo os/as participantes as igrejas cristãs, em geral, reproduzem um discurso racista e sexista que impede a promoção de igrejas realmente inclusivas. A imagem idealizada de um cristão é de uma pessoa branca, com poder de decisão delegado aos homens, sendo que muitos negros pertencentes a segmentos religiosos cristãos procuram adequar-se a essa imagem, embranquecendo sua estética, mente e espiritualidade, afirmaram.

Reunidos em torno do tema “Gênero e Negritude – uma perspectiva Cristã”, o encontro de São Paulo contou com a participação do presidente do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), bispo Julio Murray, que ministrou conferência sobre o tema “Mitos e desafios da masculinidade negra”. Siomara Rita da Silva também palestrou durante o encontro, trazendo contribuições para o debate em torno da “Estética na perspectiva da saúde da mulher negra”.

“Estas duas temáticas trabalhadas pelo bispo Murray e por Siomara serviram como incentivo para que as comunidades cristãs possam discutir questões pertinentes à masculinidade e à feminilidade negra a partir de outro prisma”, pontuou a Prof. Ma. Selenir Kronbauer, coordenadora do Grupo Identidade da Faculdades EST.

Como resultado imediato do encontro, os participantes pretendem atuar enquanto multiplicadores de ações direcionadas para o fortalecimento e a auto-estima da pessoa negra, incentivando a formação de grupos de estudos sobre o tema,

Atuaram como instituições parceiras do III Encontro Afro Cristão o Grupo Identidade da Faculdades EST, de São Leopoldo/RS, a Sociedade Cultural Missões Quilombo, de São Paulo/SP, a Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil (ANNEB), e a Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo (CENACORA).

O evento de São Paulo foi organizado pela Coordenadora do Ministério de Ações Afirmativas Afrodescendentes da Igreja Metodista, Diná da Silva Branchini, e pela Coordenadora da Pastoral de Negritude do Conselho Latino- Americano de Igrejas/ Região Brasil, Vera Maria Roberto.


Na foto, da esquerda para a direita, temos: Neusa Cézar, Pastor José Alencar, Selenir Kronbauer, Bispo Julio Murray, Vera Maria Roberto e Diná da Silva Branchini.

Jornalista Responsável: Micael Vier Behs
 

Ser batizado em nome de Deus é ser batizado não por homens, mas pelo próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br