Comunidade de Gaspar Alto celebra 70 anos

22/08/2021

001
01
02
03
04
05
06
07
09
10
11
12
1 | 1
Ampliar

A Comunidade Luterana em Gaspar Alto comemorou no dia 22 de agosto, em culto festivo, os 70 anos de fundação. O culto foi celebrado pela pastora Sabina e pelo pastor João Carlos de Souza e contou com a participação do grupo de canto da comunidade. Após o culto, houve uma confraternização com um delicioso café (seguindo as normas sanitárias em vigor em razão da pandemia).

Histórico da Comunidade
A igreja Luterana de Gaspar Alto foi inaugurada em 19 de agosto de 1951. Antes da construção da igreja, os luteranos em Gaspar Alto participavam das atividades religiosas em Blumenau. Relatam os membros mais antigos que um pastor vinha de Blumenau a cada três meses para celebrar cultos e outros ofícios em Gaspar Alto, primeiramente na escola, e depois na residência do casal Carlos e Berta Dorow.

Em 1950 tem início a construção da primeira igreja, com doação do terreno pela família Schulze e da madeira pelo Sr. Otto Krepsky. A construção levou cerca de um ano, sendo em 1951 celebrada a inauguração. Relatam os membros que a celebração foi iniciada de maneira singela, debaixo de um bambuzeiro do outro lado da estrada em frente à Igreja. A Igreja atual, em alvenaria, foi inaugurada em 2000.

Em 1957, a schwester (diaconisa) Martha Elisabetha Kunzmann foi a Gaspar Alto para fazer um parto. Aproveitou a ocasião para, naquele final de semana, convidar as crianças da região para o primeiro Culto Infantil. O trabalho com as crianças teve prosseguimento com os senhores Adolfo e Hermann e tem continuidade até os dias de hoje. Ao todo, 22 pessoas colaboraram como voluntários/as com as atividades com crianças até a presente data.

A limpeza da igreja era feita pela dona Frida, a qual teve que se afastar por motivos de saúde de seu pai, convidando então para ajudá-la Luzia Dorow, então com apenas 12 anos, a qual realiza este trabalho até hoje. A sra. Neli de Brito Heringer também realizou este trabalho por um período.

A comunidade foi atendida por diversos pastores ligados à Comunidade Evangélica de Blumenau (União Paroquial Luterana). A partir de 1985, passou a integrar a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Gaspar, sendo atendida pelos pastores Werno Stiegemeier, Edwin Fickel, Gilmar Zacomelli, Horst Lümke e atualmente Sabina Decker de Souza e João Carlos de Souza. Além destes, diversos estagiários e PPHMistas tiveram a oportunidade de proclamar o Evangelho nesta comunidade.

Foram presidentes da Comunidade de Gaspar Alto até a presente data: Sr. Hermann Krepsky (conhecido como “seu Germano”), Hugo Dreger, Hebert Krepsky, Nilton Krepsky, Harold Heringer, Paulo Schulz, Nelson Krepsky e atualmente Inês Heringer.

É impossível registrar os nomes de todas as pessoas que, ao longo destes 70 anos, contribuíram com seus dons, talentos e serviço para a edificação da comunidade, pois corremos o risco de esquecer de alguns nomes. O mais importante é que em todas estas décadas, Deus derramou sua graça sobre esta comunidade, através da Palavra e dos sacramentos, gerando comunhão e salvação. Que esta história possa continuar por muitos anos sob a bênção de Deus!
 


Autor(a): P. João Carlos de Souza e Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
Área: Celebração / Nível: Celebração - Jubileus
ID: 64389
COMUNICAÇÃO
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br