Comunidade Jovem, Igreja Viva!

01/05/2012

A Paróquia de Santa Maria de Jetibá iniciou os trabalhos com os estudos bíblicos motivados pelo tema do ano da IECLB para 2012: “Comunidade Jovem, Igreja Viva!” No primeiro estudo bíblico realizado em Alto São Sebastião no dia 1º de Maio último, percebemos como este tema reflete a interação entre as gerações que fazem parte da comunidade e como nós como igreja fruto do Movimento da Reforma continuamos em constante reforma, entre tradição e inovação.
O encontro foi realizado numa “casa pomerana” construída na década de 60, que serviu de residência para a família do Sr. Levi Flegler, que gentilmente cedeu espaço para que pouco mais de 60 pessoas pudessem refletir o sentido de fazer parte de uma “igreja viva”. Uma menina de 8 anos fez a leitura de 1Pedro 2.1-5, que cita as pessoas cristãs como pedras vivas.
Como pedras vivas fazemos parte de uma igreja que caminha, e neste caminho novidades vão surgindo. “Nosso hinário aumentou”, “houve mudanças na liturgia”, “a linguagem usada na igreja é fácil de compreender”, “crianças podem participar da Ceia”: foram frases que marcaram a reflexão. Também foi marcante lembrar que ao se denominar “igreja jovem” temos motivação para integrar as diferentes gerações que fazem parte da vida comunitária reconhecendo a importância da herança de fé que é passada de geração em geração e que nesta transmissão o nosso testemunho de fé vai se atualizando a partir da nova situação de mundo, porém, nunca perdendo a base da fé cristã.
Assim, entendemos a importância de olharmos para as novas gerações, jovens e crianças, e da mesma forma que fomos educados na fé cristã por nossos avós, pais e mães, tenhamos também hoje, a partir do cuidado na vida em comunidade, condições de motivar jovens e crianças a continuar esta caminhada, alimentados na fé, na esperança e na confiança em Deus.
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br