Conferência Ministerial no Sínodo Planalto Rio-Grandense

Cuidado individual & cuidado coletivo: desafios e limites do ministério em tempos de pandemia.

24/06/2020

A alma precisa de tempo
Início da Pastoral do Cuidado
Pastoral do Cuidado
Vera Cristina Weissheimer
1 | 1
Ampliar

Nos dias 23 e 24 de junho de 2020, realizou-se a conferência Ministerial do Sínodo Planalto Rio-Grandense. O encontro foi virtual. Reunir-se, mesmo que virtualmente, foi significativo para ouvir a voz um dos outro, partilhar sentimentos e perceber-se conectado.

As duas meditações abordaram as inquietações e medos diante da situação vivida. Além disso, apontaram o momento como um tempo de deserto. Lugar estes de isolamento, passagem e libertação. Apendemos que somos dependentes da graça de Deus e o novo normal é trilhar o caminho do Senhor, fundamentado na fé em Jesus Cristo.

O tema de estudo foi “Cuidado individual e cuidado coletivo: desafios e limites do ministério em tempos de pandemia” com a pastora Vera Weisheimer. A partir da afirmação “o mundo presumido foi colocado entre parênteses” ela desenvolveu a palestra. Fomos motivamos a refletir sobre os sentimentos e inquietações que esta situação gerou e gera na vida pessoal, familiar e comunitária. Saber que não precisamos carregar tudo sozinho, mas ajudar a elaborar um pensamento que ajude a perceber que a situação também pode ser um ponto de virada.

Aprender a criar redes de apoio e cuidado para lidar com medos, ansiedade e lutos. Deixar Deus conduzir os passos e estabelecer aliança que fortaleça a unidade. Uma espiritualidade restauradora requer desenvolver resiliência. Ter clareza que, nem tudo que pesa no passado, precisa ser carregado. Ao contrário, pode nos ajudar a viver com mais coerência no testemunho.

No segundo dia trabalhamos, em forma de estudo, o texto de Mateus 20. 40-42 indicado para o final de semana. Foram também abordados assuntos de agenda. Entre elas a Pastoral do Cuidado, que está iniciando as suas atividades no Sínodo. Através da página do faceboock (....), é possível acessar diversos materiais produzidos pela pastoral e compartilhados, como as live’s que são realizadas todas as sextas-feiras às 19 horas. Além disso, forma compartilhados informações sobre Educação Cristã Contínua, Comunicação, OASE e a preocupação da volta das atividades presenciais. Fomos despedidos com oração e benção.

COMUNICAÇÃO
+
Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br