IECLB e Conselho Latino-Americano de Igrejas - CLAI


ID: 2705

Pastor Luterano do Equador é eleito Presidente do CLAI

25/05/2013

Pastor Felipe Adolf e Pastor Jaime Rivera
Momento do anúncio dos resultados
Obispo Carlos Poma
CLAI também teve seus momentos de festa
Pastor Felipe Adolf
1 | 1
Ampliar


O Art. 11 do Regimento Interno do CLAI diz: As eleições da Junta Diretiva se fará mediante este procedimento.

a)Se fará a eleição, em 1º lugar, do/a Presidente do CLAI... Se não alcançar maioria absoluta na 1ª votação, se procederá em um 2º turno, com uma lista conformada pelos 3 candidatos/as que fizeram mais votos.

As eleições para Presidente do CLAI contou com 5 Candidatos/a. Passaram para o 2º Turno o Bispo Carlos Poma, o Pastor Jaime Rivera e o Pastor Felipe Adolf. Para o 3º Turno os candidatos foram o Pastor Felipe e Bispo Carlos. Como nenhum dos dois conseguiu maioria absoluta, foi necessário um 4º e 5º Turnos, sendo, então, eleito o Pastor Felipe Adolf (Igreja Evangélica Luterana do Equador),

Após o jantar procedeu-se a eleição da Junta Diretiva, sendo eleitos na noite de sexta-feira (24de maio de 2013) o representante da Região Andina, Bispo Carlos Poma (Metodista do Equador), a representante da Região Rio da Prata, Viviana Pinto (Metodista da Argentina), Nilton Emerick Oliveira (Presbiteriano, Brasil), Maria Yi Reina (Iglesia de los Amigos, Cuba), Ashley Hodgson Rios (Igreja Morava, Nicaragua).

No sábado pela manhã, após a celebração da Ceia do Senhor, os/as membros da Assembleia elegeram mais 9 integrantes da Diretoria e 9 suplentes, que são: Isadalia Ortega (Menonita da Colômbia), Jaime Rivero (Iglesia Unida, Porto Rico), Margarita Casco (Discípulos de Cristo, Paraguai) Odja Barros (Batista, Brasil),Roger Cabezas Pentecostal, Costa Rica), Jaime Siancas (Anglicano, Peru), Jorge Zijlstra Arduin (presbiteriano, Porto Rico), Verona Salmon (Metodista Panamá),David Cela Hefel (Iglesia Rio de la Plata, Argentina) Katilene Willms Labes (IECLB, Brasil) e Jessi C.M.Espinosa (Igreja Reformada, Honduras).

O novo Presidente do CLAI, Pastor Felipe Adolf (67 anos), nasceu em 09 de agosto de 1945. Foi Pastor da Igreja Reformada Suíça em Buenos Aires e exerceu o ministério também na Igreja Reformada na Suíça. Foi eleito Secretário Geral do CLAI no ano de 1984-1988. Desde 2007 é membro da Junta Diretiva do CLAI (eleito em Barranquilla), e, eleito dentro da Junta o Vice-Presidente. O Pastor Felipe Adolf é de nacionalidade argentina, mas reside no Equador desde 1984.

No sábado, após as eleições, aconteceram os seguintes pontos da Agenda:

- Meditação e Celebração da Santa Ceia; - Aprovação da Ata da sexta-feira; - Documento de Cuba (1º rascunho); - Assuntos vários; - Trabalhos em grupos; - Relato do trabalho em grupos; - Culto de encerramento com investidura da nova Junta Diretiva e Encerramento oficial da VI Assembleia do CLAI.

No domingo, pela parte da manhã, aconteceu a 1ª reunião da nova Junta Diretiva. Os demais integrantes da Assembleia do CLAI participarão de Cultos Dominicais nos templos das famílias confessionais do Conselho Latino Americano de Igrejas. Após o almoço do domingo acontecerá o regresso.

Todos e todas agradecemos enormemente o carinho e boa acolhida do povo Cubano, dos organismos e Igrejas. Também agradecemos a Junta Diretiva e o Secretário Geral Pastor Nilton Giese pela coordenação dos trabalhos e pela certeza de que, de Havana saímos, comprometidos com um ecumenismo de gestos concretos. Somos gratos a nossa IECLB pela confiança em enviar seus delegados/as a esse momento importante da Igreja Latino Americana. 

Fazemos nossas as palavras da Convocação à VI Assembleia do CLAI: Que Deus nos abençoe com a loucura de pensar que podemos fazer um mundo diferente. Esperamos poder fazer coisas que outros/as nos diziam que eram impossíveis de realizar. Que cada participante da Assembleia do CLAI possa dar testemunho da presença do Deus da VIDA em todo nosso agir.

  

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br