IECLB e Conselho Latino-Americano de Igrejas - CLAI


ID: 2705

Programa na Noite de 5ª. Feira da VI Assembleia do CLAI

Encontro e diálogo com os familiares dos 5 Cubanos acusados de terrorismo e subversão

23/05/2013

Entrega de cruz da solidariedade e Biblia ao familiares
Coral de Matanzas
Dança Litúrgica
Familiares do Cubanos presos
1 | 1
Ampliar


A quinta-feira a noite aconteceu uma programação oferecida pelo Conselho de Igrejas de Cuba. Foram apresentados aos/as participantes da Assembleia do CLAI os/as familiares do 5 cubanos. Quatro desses cubanos seguem presos nos EUA, acusados de subversão e terrorismo e com a mínima assistência jurídica. Os 5 prisioneiros de Cuba, como são conhecidos são: Gerardo, Ramón, Fernando, Antônio e René. Sendo que esse último, a pouco tempo, conseguiu a liberdade. Ele, seus familiares e demais familiares trouxeram depoimentos impactantes sobre a situação dos 4 que ainda seguem presos e sofrimento de cada um dos integrantes das famílias. Houve diálogo. Oração. Solidariedade com às famílias.

O diálogo era intercalado com apresentação do Coro de Câmara de Matanzas e cantor ligado ao Conselho de Igrejas de Cuba, também amigos e familiares apresentaram uma linda dança. Foi declamada uma significativa poesia cuja uma das partes diz: Eu acredito firmemente que é possível católico e ser boa pessoa; eu acredito firmemente que se pode ser judeus e ser boa pessoa; é possível ser capitalista, muçulmano ou comunista e ser boa pessoa. Mas não é possível encontrar uma boa pessoa que seja terrorista.

O Conselho de Igrejas de Cuba e o CLAI entregaram uma Bíblia a Ramon Gonzales (Preso libertado), na dedicação se leu 1 Cor. 3.17: Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado. 

Também o Secretário geral do CLAI (Pastor Nilton Giese entregou a cada familiar uma cruz da solidariedade. Cada uma das cruzes foram feitas com a madeira que sobrou da tormenta que destruiu boa parte da região de Holguín (Cuba). As Igrejas e Organismos do CLAI levantaram uma oferta que será enviada aos irmãos e irmãs de Holguín. 

A programação terminou com palavras do Presidente do CLAI, Bispo Murray, que disse que nosso Conselho Latino Americano de Igrejas precisa, mais do que nunca, demonstrar gestos concretos de um ecumenismo que produza VIDA digna. O Bispo Murray dirigiu oração de gratidão. Os familiares e os presos seguem sofrendo, mas estão dando uma grande esperança ao mundo.
 

Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br