Construir e alimentar a paz em nós

22/04/2021

1
2
3
4
5
6
1 | 1
Ampliar

Inspirados na mensagem do Dia Internacional da Diaconia, disponibilizada pela IECLB, a comunidade de Rolante celebrou culto presencial no Domingo da Misericórdia, dia 18 de abril, observando o protocolo vigente.

Foi uma celebração muito especial e significativa. A mensagem do Evangelho de João 14.15-28, nos chama e nos alimenta para com nossa responsabilidade e obediência em promover uma cultura de paz e inclusão. Como seres humanos cristãos somos municiados pela Palavra para promovermos em nós e entre nós somente aquilo que Jesus nos ensinou. E Jesus Cristo nos chama a termos atitudes, gestos e palavras de paz. Ele é inspiração pura para que haja paz.
O “tsuru”, símbolo usado na celebração em Rolante, é sugestão litúrgica da IECLB pelo Dia Internacional da Diaconia, cuja explicação deste símbolo pode ser encontrada neste link: http://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=2039 (A lenda e história dos mil tsurus).

“Para nós, os símbolos nos chamam ao compromisso. Não nos apegamos ao símbolo em si. No entanto, ele nos remete a um acontecimento importante na vida de uma pessoa, de uma cultura ou de uma nação. Os símbolos nos ajudam a materializar atitudes concretas de paz. A paz se constrói no dia-a-dia de nossas relações. A paz não acontece de forma mágica assim como também a violência. Precisamos construir paz” comenta a Pa. Louvani Hirt.

Após o culto, os “tsurus” foram pendurados numa árvore seca, em frente à Igreja, árvore esta que também fora usada para colocar ovos de Páscoa, símbolo de esperança e ressurreição. Do seco surge algo novo, da morte surge vida.

“Sentimos que as pessoas têm carência de símbolos e referenciais de liderança e precisamos ajudá-las neste sentido. Sempre de novo aparece o pedido “posso levar para casa para dar a minha filha, meu filho, alguém da família que deveria ter estado no culto para ouvir a pregação do pastor?” Entendemos que esta pessoa quer estender para além de si as palavras ouvidas” complementa a Pa. Louvani.

As mudanças estão em nós, em nossas atitudes, gestos, palavras, pensamentos... paz nas redes sociais, nas relações pessoais, na família, paz com aquelas pessoas que agem e pensam diferente de nós. As polarizações políticas não têm nos ajudado em nada na propagação da paz.
Diaconia não existe para promover a si mesmo, mas promover inclusão e vida digna a todas as pessoas. Que o Espírito Santo nos ajude na vivência e na promoção da paz.

P. Jorge Rucks Hirt e Pa. Louvani Kuhn Hirt – Rolante
 

COMUNICAÇÃO
+
Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br