A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

Orientações sobre a suspensão de atividades presenciais

13/08/2020

Estância Velha, 12 de agosto de 2020.

Prezadas Ministras, Prezados Ministros! Prezadas lideranças comunitárias e paroquiais!

Procurem a ajuda do Senhor, estejam sempre na sua presença. (Salmo 105.4)

Até aqui nos ajudou o Senhor (1 Sm 7.12). Até aqui, para muitos de nós, já se passaram 149 dias desde que iniciamos o distanciamento social, onde nos cercamos de cuidados, saímos de casa apenas para o trabalho e o estritamente necessário. Evitamos visitar nossos familiares e amigos, não frequentamos lugares públicos, evitamos aglomerações e não realizamos encontros e nem cultos presenciais na igreja.

Nossas ações diaconais, no entanto, não pararam. Como vocês podem acompanhar pelo face e Informativo semanal do Sínodo, aconteceram inúmeras iniciativas que partiram de comunidades, grupos de OASE, Diaconia, jovens, LELUT e tantos outros, que se mobilizaram para confecção de máscaras, jalecos, arrecadação de móveis, roupas, alimentos e doação de sangue.

Ressaltamos ainda a dedicação e o empenho de ministros, ministras e lideranças para a realização de cultos online, mensagens, textos e orações que alcançaram incontáveis pessoas. Através dessas ações o Evangelho foi pregado, o anúncio da Palavra de Deus não parou. Famílias foram consoladas e acompanhadas. A missão aconteceu com grande intensidade.

Nosso cuidado foi muito importante e contribuiu para que o vírus não se espalhasse ainda mais. Mas precisamos continuar com esse cuidado.

No momento em que o contagio pelo coronavírus continua em alta e o número de infectados e pessoas que precisam de internação e UTI continua crescendo aqui no RS, necessitamos continuar com as atividades presenciais suspensas. Para não contaminarmos ninguém e não sermos contaminados por outras pessoas não podemos nos encontrar, muito menos nos aglomerar. Quem passou pela doença e quem perdeu pessoas da família ou amigos sabe da dor, da fragilidade e do sofrimento pelo qual se passa nesse momento. Apenas se pede de quem não passou por isso (ainda), que possa ouvir, respeitar e ser solidário.

Ministros e Ministras, a Comissão de reflexão e apoio COVID-19, a Diretoria do Conselho Sinodal e lideranças consultadas, entendem que não é momento de retomar a celebração de cultos, grupos e outros encontros comunitários presenciais.

Assim, orientamos pela continuidade da suspensão das atividades presenciais até o dia 31 de agosto. Nova reunião acontecerá dia 01 de setembro. Enquanto isso vamos acompanhando o quadro da pandemia.

Não reunir pessoas nos nossos templos e espaços, neste momento, é o maior gesto de cuidado, de proteção à saúde e à vida e de responsabilidade pública que podemos ter.

Ministros e Ministras receberam orientações específicas para a realização de batismos, oração memorial e bênção matrimonial. Batismos podem ser realizados em casos excepcionais. É necessário avaliar dialogicamente cada caso e situação, também quando se fala em bênção matrimonial. Famílias enlutadas estão recebendo acompanhamento de seus ministros e ministras, ainda que de forma diferente da qual estávamos acostumados. São bonitas e significativas iniciativas de acompanhar na dor e no sofrimento, nos diferentes sentimentos que o distanciamento em meio à pandemia causa em todos e todas nós.

Reforçamos o pedido de que todas as Comunidades, Paróquias, lideranças, ministros e ministras intensifiquem a conscientização de nossos membros para os devidos cuidados com a saúde e a vida, usando máscaras sempre quando saírem de casa, mantendo o distanciamento de dois metros entre as pessoas e higienizando as mãos seguidamente. Pois somente teremos condições de retornarmos com segurança aos nossos encontros presenciais quando todos estes cuidados forem observados.

Continuamos afirmando: Caso alguma paróquia tenha dúvidas sobre o entendimento desta Nota do Sínodo, pedimos que façam contato pessoal, antes de qualquer encaminhamento contrário.

Fraternalmente,

Comissão Sinodal de Reflexão e Apoio COVID-19:

Tarcísio Hamilton Drescher – Comunidade de Montenegro
Vilson Paiva – Paróquia de Portão
Mara Pilger – Paróquia Linha Pinheiro Machado
Valério Prass – Paróquia Nova Hartz
Délcio Kellermann – Paróquia de Farroupilha
P. Leomar Fenner – Paróquia de Dois Irmãos
P. Décio Oscar Saft – Paróquia de Gramado
Wagner Petry Moraes – Vice Presidente do Conselho Sinodal
Alécio Patzlaff - Presidente do Conselho Sinodal
P. Charles Werlich – Pastor Vice Sinodal
Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer – Pastora Sinodal
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu.
Salmo 23.3
REDE DE RECURSOS
+
Nós te damos graças, ó Deus. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito.
Salmo 75.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br