Cosmópolis antecipa chegada do "Ano Novo"

Dois cultos no Domingo Cristo Rei celebram despedida do Tema e Lema de 2017 e lançamento do Tema e Lema da IECLB para 2018

26/11/2017

IMG-20171126-WA0007.
IMG-20171126-WA0001.
IMG-20171126-WA0005.
IMG-20171126-WA0003.
IMG-20171126-WA0009.
1 | 1
Ampliar

8 horas de manhã em Artur Nogueira e 9:30 em Cosmópolis: as duas Comunidades que formam a Paróquia de Cosmópolis conhecem o novo tema e lema do ano em culto. Ambas igrejas estavam ornamentadas com paramentos brancos e o pastor com a Alba e estola branca, dando um clima de paz e fraternidade. O Domingo da Eternidade (ou Cristo Rei) foi marcado com uma dupla liturgia. O pastor saudou as pessoas presentes com uma CONTAGEM PROGRESSIVA DOS 50O ANOS. Informou que hoje fazem 26 dias que celebramos os 500 anos da REFORMA LUTERANA-PROTESTANTE e desafiou a comunidade a fazer isso até que completemos os 500 dias após os 500 anos, como o propósito de fortalecer os ânimos para os outros 500.

Seguiu então o primeiro momento da Confissão de Pecados que incluiu três orações intercalados pelo canto Perdão, Senhor, Perdão. No primeiro P. Evandro apresentou a Deus as vezes em que Não vivemos NELE ... na segunda oração, reconhecemos que neste ano muitas vezes não nos movemos na graça e no amor de Deus; e na terceira confissão de pecados foram trazidas a Deus situações em que não não exitimos em Deus (conforme o testemunho de Paulo no Areópoga relatado em Atos 17.28a.)

Como resposta a graça, amor e perdão de Deus, foi anunciado a palavra que Deus falou ao povo de Israel através de Moises, quando da apresentação dos 10 Mandamentos: Eu sou o Senhor, teu Deus. Este Deus é que nos acolhe e perdoa e só a Ele devemos seguir, adorar e confiar. Perdoados e perdoadas, a comunidade foi convidada a ALEGRES, JUBILAR pelo perdão recebido. Através da 1ª e 10ª estrofe do hino 155 fizemos isso, retomando o hino de Lutero que acompanhou e que inspirou o tema 2017.

Na Liturgia da Palavra o destaque ficou para o texto de Exodo 20.1- 6, que inclui o lema bíblico para 2018. O texto foi lido em voz alta por toda Comunidade. Após cantarmos o hino 381 foi proclamado o Evangelho do Domingo: Mateus 25... o Grande Julgamento. Como preparação para a pregação a Comunidade cantou a primeira estrofe do hino 462 e o refrão. Momento marcante foi a entregue de um cartaz com o novo lema do ano enrolado e amarrado com uma fita. O cartaz foi aberto, mostrado a todas as pessoas presentes e colocado junto a uma mesa em frente ao altar.

Pastor Evandro refletiu então com a Comunidade sobre os ensinamentos acerca do que Lutero chamou de TRÊS ORDENS DA CRIAÇÃO DIVINA: Igreja, Economia, Política. Ao abordar cada um deles  trouxe objetos para exemplificar e ilustrar cada uma das TRÊS ORDENS. Igreja, foram apresentadas a Bíblia, a Cruz e o caderno Quem é a IECLB?. Para Economia, uma Carteira de Trabalho, um cartão de crédido e um pão. Para Política, foram incluidos à mesa a Constituição Federal e a Constituição do Estado de São Paulo, um Título de Eleitor e três Estatudos: da Criança e Adolescente, do Idoso e da Igualdade Racial.

No encerramento do Culto a Oração Geral da Igreja oportunizou dois momentos: Pirmeiramente cada pessoa presente foi convidada a se identificar com uma das 3 Ordens, aquela que mais tem lhe afetado, preocupado e que mais lhe carece de atenção. Após cada um pode confirmar perante Deus seu desejo de viver outros 500 com este Deus... um novo tempo... uma nova vida neste aspecto. E concluindo Pastor intercedeu por cada uma das três ordens focando situações concretas em cada uma delas.

Com muito alegria a Comunidade cantou o hino Jesus Cristo é Rei e Senhor (95) firmando seu desejo de seguir e servir este Deus e Senhor.


Autor(a): P.Me.Evandro Meurer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cosmópolis (SP)
Área: Missão / Nível: Outros 500
Área: Campanhas / Nível: Tema do Ano
Testamento: Antigo / Livro: Êxodo / Capitulo: 20 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 6
ID: 44926
COMUNICAÇÃO
+
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br