Paróquia Bom Pastor de Curitiba

Sínodo Paranapanema



Rua Pará , 723 - Água Verde
CEP 80610-110 - Curitiba /PR - Brasil
Telefone(s): (41) 3039-5864
ieclbbompastor@gmail.com
ID: 245

Lutero e a Música

29/10/2014

Pastora Bianca Daiane Ucker Weber representando a Comunidade Luterana - Foto - Andressa Katriny-CMC
Coral da Congregação Evangélica Luterana São João, do bairro Hauer - Foto - Andressa Katriny-CMC
Pastores da comunidade luterana foram recepcionados em plenário - Foto - Andressa Katriny-CMC
Tito Zeglin destacou o legado de Lutero - Foto - Andressa Katriny-CMC
1 | 1
Ampliar

Tribuna Livre: a contribuição de Lutero à música sacra

Em alusão ao Dia do Luterano, comemorado em 31 de outubro, e aos 497 anos da Reforma Protestante, a Câmara Municipal de Curitiba abriu o espaço da Tribuna Livre desta quarta-feira (29) para que membros das Igrejas Evangélicas Luterana do Brasil (IELB) e de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) falassem sobre a contribuição de Martinho Lutero para a música. Também foram entoadas canções de autoria do religioso pelo coral da Congregação Evangélica Luterana São João, do bairro Hauer. O convite foi feito pelo vereador Tito Zeglin (PDT).

Representando a comunidade luterana, a pastora Bianca Daiane Ucker Weber comentou sobre o entendimento do religioso em relação à música. “Ele foi o único entre os reformadores de seu tempo a defender a música como uma maravilhosa dádiva de Deus a ser usada no louvor e na pregação da sua palavra”, relatou.

Segundo a pastora, Lutero recebeu educação musical no lar, na escola e em sua vida no monastério, o que fez com que ele desenvolvesse seu ponto de vista sobre a música e sobre seu uso na igreja e na escola. “Para ele, a música era parte indispensável da boa educação e sempre que teve oportunidade promoveu a inclusão da educação musical no currículo escolar”, acrescentou.

Tito Zeglin, por sua vez, destacou o legado de Lutero, especialmente sua dedicação à educação e à música, bem como sobre a história do luteranismo. “No Brasil, o luteranismo chegou em 1824 com os imigrantes alemães. Aqui em Curitiba, a primeira comunidade foi fundada em 1866 e o primeiro templo inaugurado 10 anos depois”, relatou.

Segundo Zeglin, a igreja mantém creches, um colégio, lar para idosos e para pessoas com deficiência, atendimento especializado feminino e para adolescentes e moradores de rua, entre outros projetos sociais. “Propagando os ensinamentos cristãos, eles trabalham pela preservação dos valores fundamentais da família, da sociedade e da vocação profissional”, resumiu.

Ainda conforme o vereador, a Reforma Protestante trouxe impactos positivos na vida dos cristãos. “Se hoje o povo cristão canta nos cultos e missas é fruto da Reforma. Grandes músicos eruditos, como Sebastian Bach, foram protestantes. Hoje está consolidada a música cristã como expressão livre de todo aquele que crê no Senhor Jesus, já na Idade Média era totalmente impossível”, afirmou Zeglin.

Os vereadores Noemia Rocha (PMDB), Dirceu Moreira (PSL), Valdemir Soares (PRB) e Chico do Uberaba (PMN) parabenizaram o coral e comentaram sobre as ações sociais desenvolvidas pela comunidade luterana.

Acesse: http://www.cmc.pr.gov.br/ass_det.php?not=23674#


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br