Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Assembleia da CILCA - Comunhão de Igrejas Luteranas da América Central

22/02/2020

 

O Assessor para Missão Global e Ecumenismo, Segundo Vice-Presidente, P. Dr. Mauro Souza, participou da Assembleia Geral da Comunhão de Igrejas Luteranas da América Central (CILCA), nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2020, em San Salvador, El Salvador.

A Assembleia é formada pelas presidências e delegados e delegadas das Igrejas Luteranas de El salvador (Sínodo Luterano Salvadorenho), Nicarágua (Iglesia Luterana de Nicaragua Fe y Esperanza), Costa Rica (Iglesia Luterana Costarricense) e Honduras (Iglesia Cristiana Luterana de Honduras). Além delas, participam como parceiras a IECLB e a Mission EineWelt, representando a Igreja da Baviera.

Bispo Dom Medardo Gómez, da Igreja anfitriã, fez a abertura com reflexão bíblica e palavra de saudação. Dentre os assuntos mais importantes estiveram o relato de cada Igreja, incluindo a IECLB, sobre seu trabalho, suas prioridades e preocupações. Dentre os desafios comuns mais relevantes na América Central estão a questão dos fluxos migratórios e os impactos das mudanças climáticas, além, é claro, das grandes disparidades econômico-sociais.

A Assembleia ocupou-se também com o aprofundamento sobre o papel, a missão e a visão da CILCA. Duas novas Igrejas foram aceitas como membros plenos: a Iglesia Luterana Agustina de Guatemala, presidida pela Revda. Karen Castillo, e a Iglesia Luterana Guatemalteca, presidida pelo Rev. José Pillar Alvarez Cabrera.

Houve eleições e a junta diretiva da CILCA ficou assim definida: Presidente: P. Rolando Ortez, de Honduras; Secretária Executiva: Pa. Kátia Cortez, da Nicarágua; Coordenação da Formação Teológica: P. Ilo Utech, da Nicarágua, e coordenação da pastoral das Mulheres: Pa. Arisbé Gómez, de El Salvador.

Motivo de alegria foi a chegada da Diaconisa Arlete Prochnow, enviada pela IECLB para atuar por três anos na Igreja de El salvador. Arlete, juntamente com sua filha Nathália, irá residir na cidade de San Salvador.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Toda a vida dos crentes não é outra coisa senão louvor e gratidão a Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br