Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

11/02/2021

1
2
fraternidade
1 | 1
Ampliar

A Campanha da Fraternidade Ecumênica representa uma das experiências mais valiosas de missão evangelizadora em nosso país! Sua realização, em comunidades, escolas, movimentos, grupos, tem sido sinal de esperança e unidade. Desde os anos de 1980, este projeto de evangelização e missão, envolvendo as Igrejas era sonhado. O sonho se concretizou no ano 2000, um grande marco na história cristã, literalmente no início de um novo milênio. Após um tempo de muito sofrimento, guerras, intolerância e violência.

Desde então a Campanha trouxe inúmeras reflexões, uniu pessoas e comunidades por um mesmo objetivo: o testemunho genuíno da fé em Jesus Cristo. Somos comunidades e Igrejas com distintas formas de celebrar, de viver e manter nossa confessionalidade, mas em Cristo somos um corpo.

Neste ano, em meio a tempos difíceis de pandemia, a Campanha nos desafia a refletir sobre “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. O lema da campanha se baseia na carta aos Efésios 2.14: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”. O tema e lema são desafiadores, e nos trazem inúmeras reflexões, pois, estamos vivendo em uma realidade de divisões, abuso de poder, preconceitos, violência e morte. Qual o significado de reafirmarmos a nossa fé diante de tantas situações que acometem o ser humano? Como podemos anunciar a Boa-Nova de Jesus Cristo em tempos tão turbulentos como estes? Existe espaço para a unidade e partilha neste contexto?

A campanha nos desafia para uma caminhada conjunta, que visa a construção de pontes, onde existem enormes muros de ódio, rancor e violência. Trazendo paz para aqueles e aquelas que vivem em meio ao caos. Resgatando a esperança, onde só existe tristeza e desafeto. Nosso desejo é que a partir da palavra, refletida e compartilhada, a luz possa existir onde a escuridão impera. Visando os objetivos gerais, necessitamos de empenho, entendimento e respeito. A Campanha acontece pela ação conjunta de diversas pessoas em diversos lugares. Os objetivos são reais e necessários. Que possamos agir e fazer acontecer, para:

· Redescobrir a força e a beleza do diálogo como caminho de relações mais amorosas;

· Denunciar as diferentes violências praticadas e legitimadas indevidamente em nome de Jesus;

· Comprometer-nos com as causas que defendem a casa comum, denunciando a instrumentalização da fé em Jesus Cristo que legitima a exploração e a destruição socioambiental;

· Contribuir para superar as desigualdades;

· Animar o engajamento em ações concretas de amor ao próximo;

· Promover a conversão para a cultura do amor, como forma de superar a cultura do ódio;

· Fortalecer a convivência ecumênica e inter-religiosa;

· Estimular o diálogo e a convivência fraterna como experiências humanas irrenunciáveis, em meio a crenças, ideologias e concepções, em um mundo cada vez mais plural;

· Compartilhar experiências concretas de diálogo e convívio fraterno. (Conf. Texto base CFE 2021).

Que o Santo Espírito de Deus nos movimente, movimente nossas Comunidades, Paróquias e Sínodo, para que tenhamos uma Campanha com reflexão e ação! Se desafie e desafie o meio em que você vive para celebrar e refletir sobre esta Campanha que há muitos anos tem transformado e motivado muitas pessoas. Vamos juntos e juntas!?

Pa. Paula Naegele
Integrante da Coordenação Sinodal da CFE
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
REDE DE RECURSOS
+
Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br