Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Celebração virtual da Semana de Oração pela Unidade Cristã 2020: Gentileza gera Gentileza

24/05/2020

 

A IECLB é uma Igreja de natureza ecumênica. Aberta ao diálogo, respeitosa para com as diferenças e defensora da unidade cristã. Define isso em sua Constituição (Art. 5º, § 2º).

Diante disso, a Presidência da IECLB convida Comunidades, membros, Ministras e Ministros a celebrarem a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), que acontece na semana de Pentecostes. Sabemos que já existem bons planejamentos de atividades nos Conselhos e grupos ecumênicos locais e regionais.

O Conselho Nacional de Igrejas Cristã – CONIC disponibiliza as seguintes informações: Este ano, a Semana de Oração pela Unidade Cristã é celebrada de 24 a 31 de maio. O tema Gentileza gera Gentileza é inspirado na passagem de Atos 28.2, parte do relato em que Paulo é gentilmente acolhido pelos habitantes da Ilha de Malta, após um naufrágio.

Em função da pandemia do novo coronavírus e do distanciamento social requerido, não serão possíveis celebrações presenciais. Por isso, foram feitas adaptações para que as pessoas celebrem a unidade cristã com segurança.

No dia 25 de maio, às 21h, haverá uma celebração online com o tema Gentileza gera Gentileza: resposta às pandemias da Vida. Esta celebração foi organizada por CONIC, CNBB, Missão Somos Um e ENCRISTUS. A celebração será lançada nas redes sociais das organizações parceiras. 

Para quem quiser, é possível adquirir o material para celebrar a SOUC através de https://cebi.org.br/produto/semana-de-oracao-pela-unidade-crista-2020/

Gesto concreto: gerando gentileza

Que tal demonstrar gentileza “fora do comum” (Atos 28.2), tal como fizeram os habitantes da Ilha de Malta após o naufrágio do apóstolo Paulo?

Cada Comunidade ou grupo local que irá celebrar, virtualmente, a Semana de Oração, é motivada a organizar ações de solidariedade. Estas podem ser doações de alimentos, produtos de limpeza, máscaras, roupas para os grupos sociais em situação de vulnerabilidade. Se possível, compartilhe estes gestos de gentileza em suas redes sociais com as hashtags #GentilezaGeraGentileza e #SOUC2020.

Oferta da semana de oração

A oferta da SOUC é uma forma concreta de mostrar que acreditamos realmente na unidade (João 17.21). Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos, anualmente, da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), destinados a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance.

Conta para depósito: Banco Bradesco, Agência 0606-8, Conta Poupança 112.888-4.

Sempre que possível, faça depósito identificado: CNPJ: 00.721.266/0001-23.

Mais informações sobre a SOUC podem ser acessadas em www.conic.org.br/portal/semana-deoracao, www.luteranos.com.br e redes sociais.

Desejamos que a Semana de Oração pela Unidade Cristã fortaleça nossa capacidade de nos unirmos na fé, para que possamos vencer esta pandemia e começar a construir o outro mundo possível, já inaugurado em Cristo, onde reina o amor, a paz e a justiça.

Presidência da IECLB


Veja tudo sobre a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC).


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: trabalha, deixa de preocupar-te, eu te vou dar tudo. Depois de Ele o ter dado, aí, sim, deves empenhar o teu cuidado, distribuindo de forma justa o que recebeste, assim que não o guardes para ti, mas que dele possam usufruir a tua família e outros mais.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br