Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Comunhão Luterana agradece e se despede do Secretário Geral Pastor Martin Junge

Lideresas e líderes da FLM, colaboradoras e colaboradores e representantes das igrejas membros reuniram-se pessoalmente e online num culto de ações de graças

28/10/2021




Despedida do Secretário Geral Pastor Dr. Martin Junge. Dia 28 de Outubro de 2021, Centro Ecumênico, Genebra. Foto: LWF/M. Renaux

(LWI) – Membros das Igrejas da Federação Luterana Mundial (FLM) de todas as partes do globo reuniram-se online e pessoalmente na Capela do Centro Ecumênico de Genebra no dia 28 de outubro para um culto de despedida do Secretário-Geral Pastor Dr. Martin Junge, que concluiu seu mandato de Secretário Geral no final deste mês.

Falando online de seu país Nigéria, o Presidente da FLM, Arcebispo Dr. Panti Filibus Musa, expressou ao Secretário Geral cessante sua “mais profunda gratidão” em nome da comunhão global das 148 igrejas membros. Referindo-se às últimas duas décadas de serviço em diferentes funções, ele disse: “Tenho testemunhado em primeira mão seu amor pelo Evangelho, pela Igreja e pela comunhão, seu compromisso com o diálogo, a justiça e a paz - dons que você ofereceu à comunhão, capacitando-a para testemunhar e trabalhar pela justiça, paz e reconciliação.”

A Vice-presidente da FLM para a Região Nórdica, Arcebispa Dra. Antje Jackelén, liderou o culto que incluiu uma afirmação do batismo e vocação cristã. Leituras e orações em muitas línguas diferentes foram intercaladas com canções de todas as sete regiões da comunhão global. Líderes de outras comunhões cristãs também estiveram presentes para a celebração, incluindo o Conselho Mundial de Igrejas, o Conselho Metodista Mundial, a Conferência Mundial Menonita e o Exército de Salvação.

Fui abençoado em muitos aspectos, principalmente pelo privilégio de ser exposto à vida das igrejas luteranas em todo o mundo. - Secretário Geral cessante da FLM, Pastor Dr. Martin Junge

Dirigindo-se ao Pastor Junge durante sua alocução, Jackelén disse: “A FLM o chamou para ser seu Secretário Geral, para conduzi-lo na proclamação fiel do Evangelho e na defesa e serviço ao próximo, para guiá-lo num processo cada vez mais profundo para a comunhão. Você tem sido fiel em seu chamado. Você compartilhou as alegrias da comunhão, carregou suas lutas e como a FLM testemunhou da missão de Deus no mundo. Em nome do Conselho da FLM que representa todas as igrejas membros compartilho nossos agradecimentos, nossa profunda gratidão a você e por seu chamado.”

Antes de sua partida, o Pastor Junge disse que teve o privilégio e a honra de servir à FLM como seu Secretário Geral. “Foi um período imensamente rico e fui abençoado em muitos aspectos, principalmente pelo privilégio de ser exposto à vida das igrejas luteranas em todo o mundo. Guardo lembranças inesquecíveis de visitas às igrejas membros e continuo a agradecer por cada uma delas e por como contribuem com suas próprias maneiras para testemunhar as boas novas da graça libertadora de Deus em Cristo”.

Cultos e celebrações de despedida regionais ocorreram em diferentes partes da comunhão, com lideresas e líderes das igrejas se reunindo tanto online quanto pessoalmente para agradecer pela liderança do Pastor Junge nos últimos onze anos. Em particular, os participantes expressaram profunda gratidão por sua ênfase na identidade e missão luterana, seu empoderamento de mulheres e jovens, bem como seu acompanhamento das igrejas membros, especialmente durante tempos difíceis.

O Pastor Junge, ex-presidente da Igreja Evangélica Luterana no Chile, foi o primeiro latino-americano a ocupar o cargo de Secretário Geral da FLM. Ele foi eleito pelo Conselho da FLM, assumindo o cargo em 1 de novembro de 2010 e foi nomeado pelo Conselho para um segundo mandato em 2017. Ele está sendo sucedido pela Pastora Anne Burghardt da Igreja Evangélica Luterana da Estônia, a primeira mulher e a primeira pessoa da Região da Europa Central e Oriental a ocupar esta posição de liderança.

FLM / P. Hitchen


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br